Sérgio Ávila frisou que o Partido Socialista, formando Governo na República após as eleições do próximo domingo quer, na próxima legislatura, “resolver o problema dos jovens agricultores, nomeadamente dos seus descontos para a Segurança Social”.
O candidato do PS à Assembleia da República nas eleições do próximo domingo, 10 de março, falava após reunir com a Direção da Associação Agrícola da Ilha Terceira.
“Importa que todos os produtores agrícolas instalados a partir de 2011, a título individual e com contabilidade simplificada, cujas contribuições para a Segurança Social são feitas em função do seu volume de vendas, ou seja, do seu rendimento global, seja alterado, para que estes jovens Agricultores, tenham um regime mais benéfico de descontos para a Segurança Social, optando por um valor em função da sua remuneração direta e nunca através de uma percentagem correspondente ao seu volume de produção ou de vendas, porque o mesmo não reflete a sua remuneração”, explicou.
Sérgio Ávila realçou, ainda, o trabalho feito no apoio aos Agricultores Açorianos pelo Partido Socialista no Governo da República, nomeadamente “na aprovação do Plano Estratégico de Política Agrícola Comum 2023-2027, que permitiu assegurar um financiamento superior a 200 milhões de euros para os agricultores Açorianos”.
O socialista recordou também que o Governo da República do PS “assegurou a isenção do IVA em fertilizantes, adubos, produtos de alimentação de gado e corretivos de solos”, o que “ajudou a reduzir os custos de produção dos nossos agricultores”.
Outra medida, apontou, foi a “transferência de 8% da dotação atribuída pela União Europeia a Portugal para os Açores”, no âmbito do programa de apoio à situação decorrente da crise da guerra na Ucrânia, o que “permitiu compensar os agricultores da Região relativamente aos acréscimos de custos de produção”.
“O PS é, em termos práticos, e de facto, aquele que mais se chegou à frente e mais apoiou os nossos Agricultores, quando eles precisaram. É esse o compromisso que assumimos para a próxima legislatura: prosseguir todo este trabalho e todo o apoio que prestámos aos Agricultores Açorianos”, finalizou o candidato do PS à Assembleia da República, Sérgio Ávila.