Marlene Damião: o Turismo dos Açores deveria estar a progredir e não a regredir

PS Açores - 26 de março

Marlene Damião realçou, esta terça-feira, que o Turismo dos Açores “deveria estar a progredir e não a regredir”, como está a acontecer por “inação e incompetência do Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM”.

A deputada socialista falava após uma visita e reunião do grupo parlamentar do PS ao Alojamento Local Casa da Baleia, em Vila Franca do Campo, salientando que o PS/Açores “tem estado muito atento e preocupado” com os sinais que o tecido empresarial do setor do Turismo nos Açores tem dado em relação à redução das taxas de dormida, que se tem vindo a manifestar desde dezembro passado.

“Nos últimos dias temos vindo a falar com diversos operadores que nos reportam o sentimento unânime de apreensão e de preocupação com o futuro. Conforme foi público, a Associação de Alojamento Local estima já uma quebra de 30 pontos percentuais nas dormidas, comparando com o período homólogo do ano passado e aquilo a que assistimos é à total passividade do Governo da coligação, que tem contribuído com instabilidade e incerteza para um setor que tem um peso enorme para o desenvolvimento económico da nossa Região, direta e indiretamente”, salientou.

Marlene Damião expressou a “grande preocupação” do PS com os rumores da saída da Ryanair da Região, lembrando que esta companhia aérea “foi e é uma alavanca essencial para a manutenção do crescimento do Turismo nos Açores”, acusando o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM de “não demonstrar preocupação com o assunto”.

 “Cabe a quem tem o poder de decisão, o Governo Regional, calcular como nas negociações com a Ryanair, poderá, no futuro, trazer-nos mais-valias e mais garantias”, frisou a deputada do PS.

Marlene Damião sublinhou que, nos últimos tempos, a Ryanair tem vindo a negociar com vários destinos e que, recentemente, “negociou o reforço de rotas com o Porto e com a Região Autónoma da Madeira”, realçando que “cabe ao Governo Regional da coligação fazer essa negociação, para que o Turismo nos Açores progrida e não regrida”.

A parlamentar do PS reconheceu que a captação da operação charter da companhia aérea ‘Smartwings’ é um “dado positivo”, mas realçou que esta operação incide num mercado (esloveno) que “nem sequer consta do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA)”, o que “comprova que o Governo Regional não tem qualquer estratégia para o futuro do Turismo nos Açores”.

“Tem de haver uma forte aposta na promoção do nosso destino, essencialmente aliada à captação de rotas aéreas e de novas companhias aéreas que sejam de bandeira, que por si só consigam atrair os nossos visitantes. Há que pensar seriamente sobre o que é que queremos para o futuro do Turismo dos Açores e não desperdiçar o investimento que já foi feito neste setor, para que no futuro possamos voltar a ter perspetivas de crescimento económico e crescimento de investimento”, finalizou a deputada do PS, Marlene Damião.