"A ausência de voos disponíveis entre Nuremberga e Ponta Delgada no portal da Ryanair levanta sérias preocupações sobre o cancelamento da operação prevista para 2024", afirmou Carlos Silva.
Em requerimento entregue, esta sexta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, o deputado do Partido Socialista dos Açores referiu que considerando os anúncios anteriores e as negociações entre o Governo Regional dos Açores e a Ryanair, “é necessário esclarecer se houve algum contratempo ou mudança de planos por parte da companhia aérea".
As reservas para a rota "Londres Stansted para Ponta Delgada" estão disponíveis até outubro de 2024, mas a ausência de voos para a rota Nuremberga - Ponta Delgada levanta dúvidas sobre o futuro dessa ligação.
Face a esta situação, os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores solicitam esclarecimentos urgentes ao Governo Regional dos Açores. As questões incluem o motivo do cancelamento, a comunicação oficial sobre o assunto e os detalhes financeiros do acordo entre o Governo Regional ou a Visit Azores e a Ryanair.
Carlos Silva diz que, em relação a esta matéria não se percebe o silêncio do Governo Regional. “É mais um revés no desenvolvimento turístico e na mobilidade dos açorianos”, relembrando que em poucos meses os Açores já viram reduzida “de forma significativa” a operação da Ryanair, com o encerramento da sua base em São Miguel, e agora “somos confrontados com um aparente incumprimento do Governo Regional no reforço das ligações aéreas”.
É fundamental garantir transparência e responsabilidade neste processo, tendo em conta o impacto que estas decisões têm na conectividade e no desenvolvimento económico da nossa região", concluiu Carlos Silva.