Manuel Pacheco, membro do Secretariado do PS Ribeira Grande, afirmou que “é urgente reabilitar as infraestruturas desportivas do concelho”, infraestruturas municipais que, em muitos casos, estão praticamente ao abandono, sem qualquer manutenção e sem qualquer investimento previsto.
Não é aceitável que no concelho mais jovem da Região e com uma elevada taxa de praticantes desportivos, não se invista mais na manutenção dos espaços e não se avance mais rapidamente nos investimentos necessários nas várias freguesias.
O maior exemplo deste abandono é o campo de futebol no Mercado Municipal da Ribeira Grande que se encontra num estado degradante há vários anos, apesar de ser um espaço frequentado por vários Ribeiragrandenses e por jovens de outros concelhos.
Este espaço é ainda palco de eventos promovidos por instituições locais, tendo também no passado acolhido uma das edições do torneio de futebol de rua ‘Red Bull Neymar Jr’s Five’.
Se há dinheiro para investir em projetos privados, então não se percebe como é que o executivo camarário ainda não efetuou uma requalificação profunda do espaço e não uma mera operação de cosmética, que dê condições para quem nele pratica desporto, nomeadamente ao nível do piso sintético, das balizas e de toda a estrutura envolvente que não oferece condições de segurança.
Juntando-se a esta, o executivo deve ser mais proativo na manutenção da rede de trilhos municipais ou nos campos de padel que têm atraído cada vez mais praticantes, também fora do concelho.
A Ribeira Grande tem de avançar e não ficar por meros anúncios e promessas, como o futuro pavilhão desportivo que irá substituir o Pavilhão Fernando Monteiro, o prometido centro de BTT, que remonta a 2016, ou, mais recentemente, o centro de trail, também na zona das Caldeiras da Ribeira Grande, ou ainda o prometido parque urbano no concelho, entre outros.
Também na cidade “Capital do Surf”, o executivo deve ter uma outra abordagem para com as infraestruturas de apoio aos surfistas que têm motivado várias queixas.
“Se queremos promover o desporto e o concelho, é urgente investir nas nossas infraestruturas”, reiterou o socialista Manuel Pacheco.
Os Ribeiragrandenses merecem saber se estão planeadas intervenções nas diversas infraestruturas desportivas do concelho e qual o montante global definido para as mesmas e quando irão avançar os restantes projetos.
A Ribeira Grande merece uma Câmara que seja mais proativa, que identifique e solucione os problemas do concelho e das suas gentes.