Luís Leal realçou a importância de efetuar obras que apoiem o setor das pescas na ilha Terceira, elegendo como prioridades o “desassoreamento da parte sul do Porto de São Mateus” e a “requalificação da infraestrutura da lota”, sem esquecer as “infraestruturas de apoio às pescas em São Mateus”.
Luís Leal falava precisamente neste último local, à margem de uma visita de uma comitiva dos deputados eleitos pela ilha Terceira a uma obra anunciada e adjudicada pelo Governo Regional do PSD/CDS/PPM, mas que nunca arrancou.
“O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, assumiu, em maio de 2023, o compromisso de avançar com as infraestruturas de apoio às pescas em São Mateus e até disse, na altura, que essa obra estaria concluída até ao verão deste ano. A verdade é que nós vimos um concurso lançado em meados de junho de 2023, a obra já foi adjudicada, mas ainda não arrancou e o que nos parece é que esta obra não estará pronta nem no verão de 2025”, sinalizou o deputado do PS/Açores.
O parlamentar socialista realçou que o Governo Regional, para esta obra, “apenas reservou na sua anteproposta de Plano de Investimentos para 2024, cerca de 100 mil euros, o que se resume a apenas 10% do valor total deste investimento”.
“Estranhamos muito que o Governo queira ter a obra pronta este verão, não arranque com a obra e, ainda por cima, no seu Plano de Investimentos, apenas preveja gastar 10% do valor total, que é 1 milhão de euros”, frisou o socialista.
“A verdade é que há qualquer coisa aqui que está a falhar, não sabemos bem quem é que tem a responsabilidade de avançar, se são as Pescas, se são as Obras Públicas, ou até a Presidência do Governo Regional, mas o que é certo é que os pescadores da zona de São Mateus não poderão usufruir desta obra de apoio às pescas tão cedo”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha Terceira, Luís Leal.