José Miguel Toste acusou, esta terça-feira, o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM de estar a “prejudicar a Agricultura dos Açores”, ao “deixar os caminhos agrícolas ao abandono”.
José Miguel Toste falava após uma visita dos deputados do PS/Açores eleitos pela ilha Terceira a um trecho do caminho agrícola da Canada da Praia, na Freguesia do Porto Judeu, “ilustrativo da falta de investimento na reabilitação de caminhos agrícolas”.
Os deputados do PS fizeram-se acompanhar da Presidente de Junta de Freguesia do Porto Judeu, Honória Leandro, e do Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Paulo Lima.
José Miguel Toste considerou “urgente” que o Governo Regional “avance com um planeamento de intervenções a realizar nos caminhos agrícolas ainda nesta legislatura”, priorizando os caminhos com “estado de degradação mais crítico” e aqueles que abrangem um “maior número de agricultores”, de modo a “afastar quaisquer suspeições de favorecimento indevido de umas explorações agrícolas face a outras”.
O deputado do PS criticou, igualmente, o “atraso na atribuição de apoios” e a “falta de aprovação e pagamento célere dos projetos”, fatores que têm vindo a “puxar a agricultura da ilha Terceira e dos Açores para baixo”.
José Miguel Toste considerou a “não realização da Feira Açores em 2024” como “simbólica do desdém da coligação para com os Agricultores Açorianos”, o que demonstra a “total ausência de rumo para o desenvolvimento do setor”.
O parlamentar socialista considerou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM tem que “abandonar uma postura de desresponsabilização permanente” em relação ao estado dos caminhos agrícolas, assumindo o “exercício das suas competências de reabilitação e beneficiação das vias da rede agrícola”.
“Colocar a Agricultura Terceirense no caminho do sucesso, da modernização e do rejuvenescimento assegurando rendimentos condignos, implica necessariamente reduzir os custos de produção, através do investimento em caminhos agrícolas, abastecimento de água, eletrificação e mecanização das explorações”, finalizou o deputado do PS, José Miguel Toste.