Deputados do PS destacam cooperação do Hospital da Horta na resposta aos utentes afetados pelo incêndio do HDES

PS Açores - 14 de maio

Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha do Faial visitaram hoje o Hospital da Horta, onde reuniram com o Conselho de Administração para conhecerem o plano de resposta daquela unidade tendo em vista a normalização dos serviços de saúde face ao incêndio ocorrido no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

“Pretendemos com esta reunião inteirarmo-nos sobre como está a decorrer a gestão da situação no Hospital da Horta, nomeadamente se a capacidade de resposta desta unidade está a ser suficiente, na sequência do incêndio ocorrido no Hospital de Ponta Delgada que, naturalmente, impacta em todo o Serviço Regional de Saúde e no seu funcionamento”, afirmou Lúcio Rodrigues.

Sabendo-se que foram deslocados doentes do Hospital de Ponta Delgada para o Hospital da Horta, os deputados socialistas solicitaram esclarecimentos à administração daquela unidade quanto à acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde e se esta se mantém com a segurança e a dignidade de sempre face à pressão exercida decorrente desta calamidade pública. ”Naturalmente que esta situação exige a mobilização de grande parte do serviço regional de saúde e dos seus meios humanos e operacionais para responder a uma situação excecional como esta. Por isso, importa acautelar uma gestão da situação que assegure o equilíbrio e os mínimos constrangimentos possíveis também na acessibilidade à saúde pelos utentes regulares do Hospital da Horta”.

Segundo o parlamentar, o Partido Socialista está neste processo com a responsabilidade de sempre que o caracteriza. “Estamos solidários e disponíveis para construir soluções que configurem uma resposta célere, dentro do possível, à situação atual com vista à reposição da normalidade”, sublinhou Lúcio Rodrigues, que se fez acompanhar pela deputada socialista Inês Sá.

“É naturalmente um momento difícil e que exige de todas as entidades transparência, coordenação e rapidez para esclarecer o que está a ser feito para ultrapassar esta situação, que preocupa de sobremaneira todos os Açorianos, uma vez que o Hospital do Divino Espírito Santo serve toda a Região”, frisou.

Lúcio Rodrigues e Inês Sá reconheceram igualmente o trabalho desenvolvido por todos os profissionais da saúde que, mais uma vez, “dão mostras do seu profissionalismo e dedicação” numa situação inesperada e exigente.

O Grupo Parlamentar do PS/Açores está a reunir com as administrações hospitalares e dos centros de saúde da Região, bem como com outras entidades que estão envolvidas no processo de recuperação do HDES, bem como as Instituições Particulares de Solidariedade Social, que estão a prestar um importante papel no acolhimento de doentes.