José Ávila defendeu, esta quinta-feira, que é preciso acautelar que os problemas que já se verificavam na prestação de cuidados de Saúde na ilha Graciosa “não se agravem, na sequência do incêndio que destruiu parcialmente o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada”.
O deputado José Ávila, eleito pelo círculo eleitoral da Graciosa, falava após reunir, a seu pedido, com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa (USIG), no âmbito do conjunto de reuniões que o Grupo Parlamentar do PS está a realizar, no âmbito da busca de soluções para a prestação de cuidados de Saúde aos Açorianos, após o incêndio do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
José Ávila realçou que o momento é de “solidariedade” e de “busca de soluções no sentido de repor a normalidade”, frisando que “muitos utentes da Graciosa recebem vários cuidados de Saúde, em várias especialidades, no HDES”.
O parlamentar socialista não deixou de recordar os “problemas crónicos na USIG”, salientando que aquela unidade de saúde “está sem Diretor Clínico desde agosto do ano passado” e que o quadro médico “continua muito instável”, o que tem “despoletado as principais queixas dos Graciosenses, em matéria de Saúde”.
Por outro lado, o parlamentar deu nota das preocupações dos Graciosenses com a “falta de terapia ocupacional e terapia da fala”, falhas que “estão a ser um problema”, especialmente para “aqueles utentes que têm condições de saúde específicas e que necessitam de uma abordagem diferenciada”.
“Após mais de três anos deste Governo, a USIG continua a ter falta dos assistentes técnicos necessários para o normal funcionamento e a situação do trabalhadores contratados no âmbito do COVID-19, que se mantêm precários, continua a arrastar-se, apesar das promessas do Governo Regional PSD/CDS/PPM”, salientou o parlamentar socialista.
“Estamos preocupados com a prestação de cuidados de saúde a nível regional, mas também não podemos esquecer – como faz este Governo Regional – os problemas que já existem na USIG. Sobretudo, não podemos deixar que a qualidade da prestação de cuidados de Saúde aos Graciosenses se deteriore ainda mais. O Partido Socialista está sempre pronto e ativo na procura de soluções”, assegurou o deputado socialista, José Ávila.