"O nível de financiamento comunitário que as Regiões Ultraperiféricas recebem atualmente é fundamental para assegurar condições de igualdade entre estas regiões e as restantes regiões da União Europeia", afirmou o candidato do Partido Socialista (PS) às eleições para o Parlamento Europeu, André Franqueira Rodrigues, numa visita ao Porto das Lajes das Flores. "É por isso que lutaremos pela manutenção dos mesmos níveis de financiamento comunitário para as Regiões Ultraperiféricas no quadro das negociações do próximo orçamento comunitário”. O próximo orçamento comunitário, para o período após 2027, deverá começar a ser preparado já a partir de 2025.
Referindo-se, em específico, à reconstrução do Porto das Lajes das Flores, “uma obra que os Florentinos ambicionam ver concluída o mais brevemente possível e com os quais me solidarizo”, o candidato do PS afirmou que “este é um exemplo claro da solidariedade europeia e da relevância da integração dos Açores no projeto europeu. Sem o contributo de verbas europeias, a reconstrução desta infraestrutura crítica para a vida e para a economia dos florentinos seria não só mais difícil, como mais onerosa, para a Região e para o país".
A reconstrução do Porto, severamente afetado pelo Furacão Lorenzo, em 2019, conta com cerca de 168 milhões de euros de financiamento comunitário ao abrigo do Fundo de Coesão do programa Portugal 2030.
"É também por isso que temos de ter uma voz forte na Europa: para continuar a expor a realidade específica com que a nossa Região está confrontada e a necessidade de, em função dessas características estruturais e imutáveis, mantermos um nível de financiamento comunitário para as Regiões Ultraperiféricas (RUP) significativo", afirmou André Franqueira Rodrigues.
O manifesto do PS apresenta o reforço do estatuto da ultraperiferia no quadro das diferentes políticas da União Europeia como uma das missões a prosseguir na próxima legislatura do Parlamento Europeu.
Além disso, e de acordo com o candidato socialista, que ocupa o quinto lugar na lista nacional do PS ao Parlamento Europeu, "O Porto das Lajes das Flores também evidencia a urgência de enfrentarmos o enorme desafio das alterações climáticas com ambição e determinação". André Franqueira Rodrigues salientou que "não podemos diminuir a nossa ambição, nos Açores, como na UE, de fazer face às alterações climáticas e de preparar um futuro em que todas as gerações tenham segurança e para que todos os territórios estejam preparados para enfrentar um clima cada vez mais instável".
Neste contexto, o PS continuará a reforçar o compromisso com o Pacto Ecológico Europeu, enquanto bússola de desenvolvimento da União Europeia, diferenciando-se de outras forças políticas na UE. "É essencial continuar a envolver e apoiar os órgãos de poder local e regional na concretização conjunta das ambições mundiais da UE em matéria de clima, concluiu
A visita ao Porto das Lajes das Flores, no terceiro dia da campanha, foi acompanhada pela Portos dos Açores.