O Secretariado de Ilha do Pico do Partido Socialista, vem de forma muito enérgica, repudiar as afirmações, irresponsáveis e levianas, da Senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores que produziu a extraordinária afirmação que “ampliação da pista do aeroporto do Pico em mais 700 metros iria provocar mais “obstáculos” do que os que existem atualmente”.
Para, logo a seguir, adiantar que afinal o Governo Regional vai “pedir um estudo complementar” para “perceber com rigor” as possibilidades de ampliar a pista do aeroporto!
Ou seja, depois de partir a louça toda, de forma inteiramente abrupta, pondo em causa um decisão política assumida, unanimemente, pela ALRAA e que foi baseada em estudos que incluíram pareceres do Grupo SATA (SGA e DOV) e que também foi assumida pela coligação PSD/CDS/PPM, em eleições regionais, como primeira prioridade para a Ilha do Pico, vem dizer que afinal o governo vai ter de pensar melhor, encomendando um estudo suplementar, mas escondendo o relatório do estudo em que se teria baseado.
Assumindo que a Senhora Secretaria não teve qualquer lapso de memória, é clara a intenção política de trair uma promessa eleitoral da coligação, mas sobretudo uma decisão já assumida ao mais alto nível, refugiando-se em questões técnicas fantasmas para, mais vez, ludibriar os picarotos. Em política o que parece é. Sobretudo quando falamos de uma responsável política com a experiência da Dra. Berta Cabral que conhece perfeitamente o peso das palavras que utilizou.
Os deputados do PS pelo Pico já tomaram uma posição muito clara, tendo requerido o conhecimento integral do estudo aludido. A AMIP (Associação de Municípios da Ilha do Pico) manifestou também o seu desacordo pedindo, também, o teor integral do estudo. Dos deputados do Pico pela Coligação nada se ouviu o que é, no mínimo, muito estranho.
O Partido Socialista do Pico vem publicamente assumir, de forma intransigente, a defesa do aumento da pista do aeroporto do Pico e a denuncia mais uma cabala inaceitável, utilizando todos os meios aos seu alcance, nomeadamente parlamentares. Com a autoridade moral e política de quem, contra tudo e todos, aumentou, pela primeira vez, a pista do Pico e a dotou de nova aerogare e de todos os meios disponíveis para melhoras a sua operacionalidade.
Jamais deixaremos cair um investimento absolutamente indispensável para esta ilha que demonstrou ser, sem dúvidas e desde sempre, capaz de transformar a pedra em progresso e crescimento. Jamais trairemos o nosso povo.