José Miguel Toste realçou, esta quarta-feira, que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM está a “prejudicar a ilha Terceira”, ao “adiar progressivamente o concurso público de transporte coletivo de passageiros”.
Os deputados socialistas eleitos pela ilha Terceira apresentaram ao Parlamento dos Açores um requerimento, em que questionam o Governo Regional sobre este “grande atraso”.
José Miguel Toste alertou para a “aparente degradação da resposta em matéria de transporte público terrestre de passageiros na ilha Terceira” e sublinhou a “urgência da implementação de uma solução digna para todos os passageiros que pretendem recorrer a este serviço, sejam residentes ou visitantes”.
“É preciso perceber o que tem o Governo Regional feito, na qualidade de concedente, para que o concessionário cumpra com as obrigações de serviço público nas condições adequadas e em conformidade com o contratualmente estabelecido. Foi por isso que solicitámos cópia do contrato de concessão deste serviço, bem como de eventuais adendas. Por outro lado, é importante compreender o que fez o Governo Regional desde janeiro de 2021 até à presente data para fiscalizar a qualidade do serviço de transporte coletivo de passageiros na ilha terceira”.
José Miguel Toste considerou ser “particularmente urgente” encontrar uma solução para os passageiros que pretendem viajar até ao Cabo do Raminho e/ou Cova da Serreta, “tendo em conta a interdição da estrada regional no trecho Raminho/Serreta e o sucessivo adiar de uma solução, por parte do Governo Regional, para um problema que se verifica há mais de 8 meses”.
O deputado do PS/Açores frisou que é sabido que o Governo Regional “já detém um estudo de soluções de mobilidade e reestruturação dos transportes coletivos de passageiros na ilha Terceira”, questionando “porque é que o tarda em implementar?”.
“A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas afirmou, há mais de 10 dias, que o lançamento do concurso público para a concessão dos serviços de transporte coletivo terrestre de passageiros na ilha Terceira estaria para breve. Em que mês será lançado?”, questionou o deputado do PS eleito pela ilha Terceira, José Miguel Toste.