O Presidente do PS/Açores, Francisco Vale César, manifestou a sua profunda consternação e sentido pesar pelo falecimento de Álvaro Monjardino.
“Foi um cidadão e político que se afirmou, e afirmou a Região Autónoma dos Açores, pelo seu permanente empenho e pela sua grande capacidade de defesa dos interesses dos Açores, dos Açorianos e da nossa Autonomia,” referiu Francisco Vale César, a propósito do falecimento de Álvaro Monjardino.
“Os Açores perdem um incansável lutador pelo desenvolvimento dos Açores, cujo empenho político, mas também cívico, o qual foi bem para além do exercício de cargos políticos, se manteve até hoje. Nesta hora de luto, quero, em meu nome pessoal, e em nome do PS/Açores, endereçar à sua família e aos seus amigos, as nossas sentidas condolências e a expressão do nosso pesar”, disse Francisco Vale César.
Álvaro Monjardino foi deputado regional nas primeiras três legislaturas e eleito Presidente do Parlamento Açoriano nas primeiras duas. Ocupou o cargo de Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro do IV Governo Constitucional. Foi também Presidente da Direção do Instituto Histórico da Ilha Terceira e um dos principais obreiros do processo que levou à classificação do Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo como património da Unesco.