Os deputados do PS/Açores, eleitos pela ilha das Flores, manifestaram, esta sexta-feira, profunda preocupação com o início do ano letivo escolar nas ilhas das Flores, marcado, uma vez mais, pela falta de professores. Esta situação, que se agrava em relação ao ano anterior, reflete a inação e a falta de planeamento do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, que não tomou as medidas necessárias para resolver um problema que afeta diretamente a qualidade do ensino nas nossas escolas.
Segundo José Gabriel Eduardo e Dora Valadão, este ano, muitos alunos das Flores poderão iniciar o ano letivo com lacunas significativas nos seus horários devido à falta de professores, já que a Escola Básica e Secundária das Flores se encontra com cerca de 1/4 dos docentes necessários em falta. “Este cenário é alarmante e coloca em risco o direito destes jovens a uma educação de qualidade, agravando ainda mais as desigualdades entre as diferentes ilhas do arquipélago”, afirmam.
Os parlamentares sublinham que esta realidade não é nova e que, ano após ano, têm vindo a alertar o Governo Regional para este problema, no entanto, sem qualquer resposta eficaz. “O Governo tem falhado em tomar as medidas necessárias, permanecendo inerte perante as evidências e agravando uma situação que já era preocupante”, apontam.
Neste contexto, os deputados do PS/Açores denunciam ainda que, “apesar de estarem previstos no Estatuto da Carreira Docente incentivos específicos para atrair e reter professores nas ilhas mais periféricas, o Governo Regional tem falhado na aplicação eficaz dessas medidas. Essa falta de execução não só agrava o problema da falta de professores, como também demonstra uma grave falta de compromisso com a educação e com o desenvolvimento igualitário em todas as ilhas do arquipélago”.
"As ilhas mais periféricas, como as Flores, enfrentam sempre maiores desafios na captação e fixação de professores qualificados. É fundamental que o Governo Regional atue imediatamente para implementar medidas que garantam a presença de docentes suficientes e devidamente qualificados nas nossas escolas", destacam os deputados.
José Gabriel Eduardo afirmou ainda que a ausência de oferta de habitação disponível “é mais um entrave à captação e fixação de professores e que, também nesta área, não se verificam respostas”.
Os deputados eleitos pela ilha das Flores reiteram a urgência na criação de incentivos específicos que atraiam e retenham professores nas ilhas mais afastadas, garantindo assim uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente da sua localização geográfica. "Não podemos continuar a permitir que as nossas crianças e jovens sejam prejudicados pela falta de ação de um Governo que deveria estar empenhado em assegurar igualdade de oportunidades para todos os açorianos", concluem.
O PS/Açores reafirma o seu compromisso com a defesa de uma educação de qualidade em todas as ilhas dos Açores e exige que o Governo Regional tome medidas imediatas para resolver a falta de professores nas Flores e noutras ilhas com dificuldades semelhantes.