Russell Sousa defende um futuro próspero para a juventude Açoriana com foco no Emprego, Habitação e Saúde

PS Açores - 9 de novembro, 2024

O Presidente da Juventude Socialista dos Açores defendeu, este sábado, que a construção de um futuro “próspero e inclusivo” para a juventude Açoriana exige um firme compromisso em pilares fundamentais como “o Emprego, a Habitação e a Saúde”.

Russell Sousa, que falava no XVI Congresso Regional da JS/A, durante a apresentação da Moção Global de Estratégia: ‘O Futuro dos Açores’, reiterou a necessidade de se responder “aos problemas sentidos pelos jovens Açorianos”.

Nesse sentido, e lamentando que os jovens se deparem, muitas vezes, com um mercado de trabalho que pouco ou nada lhes oferece”, Russell Sousa defendeu a necessidade de “se criarem oportunidades que valorizem a juventude local”.

“Propomos, ao nível do Emprego, a criação de uma plataforma de emprego jovem, em que todas as ofertas estejam acessíveis; a atribuição de incentivos às empresas que empreguem jovens Açorianos, com isenções parciais nas contribuições fiscais e, ainda, incentivos diretos aos jovens que queiram regressar à Região”, afirmou.

Também no campo da Habitação, e sendo este um dos passos para se alcançar a emancipação pessoal, o líder da JS/A defendeu “a criação de um programa de recuperação de edifícios devolutos; o aumento do parque habitacional público para 5% da oferta no mercado; a criação de cooperativas de habitação e um programa de apoio direto à aquisição de primeira habitação e de apoio ao arrendamento jovem”.

Centrando-se na Saúde, Russell Sousa defendeu um sistema de saúde “eficiente” e que responda “aos desafios atuais e futuros”, com especial enfoque na Saúde Mental, propondo, nesse sentido, “um sistema de teleconsultas para estudantes deslocados e para habitantes das ilhas com menos recursos médicos; a substituição e atualização tecnológica de equipamentos de diagnóstico e terapêutica e a criação de um centro de simulação clínica na Região”.

“O combate às dependências é uma das prioridades da JS/Açores. Para isso, defendemos a legalização e regulação de drogas leves como uma medida de combate ao tráfico; um plano regional de prevenção e tratamento, com a criação de centros de apoio em todas as ilhas, campanhas de sensibilização e inclusão de psicólogos e conselheiros nas escolas, mas, também, a criação de programas de reintegração social para ex-dependentes”, adiantou.

Ao nível da Ciência e Tecnologia, áreas que assumem um papel estratégico para uma região como os Açores, o Presidente da JS/A pretende “fortalecer o apoio aos centros de investigação como o Nonagon e o Terinov; a criação de programas de formação em tecnologias emergentes e de incentivos específicos para os nómadas digitais”.

Salientando, na ocasião, que o Ambiente e a Sustentabilidade são fundamentais para qualquer futuro, Russell Sousa propôs incentivos para a utilização de veículos elétricos, o desenvolvimento de programas de eficiência energética nos edifícios públicos e o incentivo à educação ambiental”.

A finalizar, o socialista defendeu ainda, ao nível da Coesão Territorial, “a reorganização do transporte público interilhas”, para que todos os Açorianos tenham acesso às mesmas oportunidades.

“Hoje reafirmamos o nosso compromisso com o futuro dos Açores. Um compromisso que se traduz na apresentação de medidas claras, estruturais e que respondem às reais necessidades da nossa juventude”, assegurou Russell Sousa, que, a finalizar a sua intervenção, manifestou a ambição numa Região de oportunidades em que os jovens possam “construir a sua vida com dignidade, segurança e esperança”.