Os deputados municipais do PS solicitaram que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM possa responder aos faialenses quanto ao futuro do reordenamento do Porto da Horta, relembrando que quase três anos depois da realização do estudo encomendado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), os faialenses continuam sem conhecer qual a proposta do executivo.
Numa moção apresentada na Assembleia Municipal da Horta, que acabou aprovada por unanimidade, os socialistas instaram o Governo a tornar claro qual o ponto de situação e para quando se prevê “a apresentação de uma ou mais propostas para que se avance com o reordenamento do Porto da Horta”.
“O reordenamento do Porto da Horta tem sido um dos temas mais discutidos na nossa ilha nos últimos anos, particularmente pela sua importância na dinâmica da economia local, tendo sido até motivo para a realização de duas Assembleias Municipais extraordinárias com elevada participação de público”, adiantaram os socialistas, para salientar que durante a segunda reunião, em dezembro de 2022, se analisou o estudo do LNEC, sobre as 3 propostas apresentadas pela Portos dos Açores, tendo esse estudo sido apresentado ao Governo Regional em julho do mesmo ano”.
Reiterando que durante essa reunião extraordinária, o então presidente da Portos dos Açores afirmou que o Governo “iria analisar e apresentar uma proposta de solução, pela necessidade inadiável de se intervir no Porto da Horta”, os deputados municipais socialistas reforçaram que quase três anos depois “os faialenses continuam a desconhecer qual a solução ou proposta do Governo”.
Na ocasião, os socialistas relembraram, ainda, que já em junho de 2021 o presidente da Câmara Municipal da Horta alertou para a urgência de se avançar com as obras do Porto “depois de esclarecidas as dúvidas pelo LNEC e de cumprido o processo de diálogo entre o novo Governo Regional, os operadores portuários e as forças vivas do Faial”.
“Ora, se as dúvidas estão esclarecidas pelo LNEC e se já passaram quase três anos sobre este processo, resta-nos saber qual a decisão do Governo Regional para o reordenamento do Porto da Horta”, questionaram os socialistas.