“Fortalecimento da economia da ilha Terceira e da Região exigem maior agilidade, melhor execução de fundos comunitários e uma visão clara para os transportes”, defende André Franqueira Rodrigues

PS Açores - Há 4 horas

O eurodeputado socialista André Franqueira Rodrigues realizou, na Ilha Terceira, conjunto de encontros e visitas no âmbito dos roteiros “Açores Sempre Perto”, com o objetivo de reforçar a ligação do trabalho realizado no Parlamento Europeu com a realidade económica e social do arquipélago.

 

Estes roteiros permitem-me manter um contacto direto e próximo com os diferentes atores da nossa Região. Reunimos com representantes de projetos e iniciativas inovadoras que demonstram a excelência da produção regional, bem como com agentes económicos e sociais para discutir os desafios atuais e o impacto das políticas e programas da União Europeia nos Açores”, afirmou o eurodeputado”, afirmou o eurodeputado.

Na Ilha Terceira, André Franqueira Rodrigues reuniu-se com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e visitou o projeto Bananika, um exemplo de inovação no setor agroalimentar.

Estes encontros evidenciaram desafios estruturais que precisam de ser encarados de frente para fortalecer a atividade económica da Ilha Terceira e, por conseguinte, da Região. É essencial uma maior agilidade e mais celeridade das entidades públicas no apoio ao investimento privado, uma execução mais eficiente dos fundos comunitários e uma estratégia clara para os transportes que são cruciais para alavancar a economia local e regional e melhorar a competitividade no contexto europeu”, destacou o eurodeputado.

No encontro com a direção da Associação Agrícola da Ilha Terceira, André Franqueira Rodrigues, membro da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, destacou a recente apresentação da “Visão para a Agricultura e a Alimentação” pela Comissão Europeia. O documento reconhece as especificidades das regiões ultraperiféricas e sublinha a importância do regime POSEI no apoio aos agricultores. Durante a reunião, foram ainda debatidos temas como o preço do leite, o rejuvenescimento do setor, o Acordo com o Mercosul e a falta de mão de obra.

Na reunião com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, Marcos Couto, o eurodeputado abordou a Comunicação da Comissão Europeia para a definição do próximo Quadro Financeiro Multianual (2028-2034) e as implicações para a Política de Coesão na UE. Questões como acessibilidades, transportes para as Regiões Ultraperiféricas (RUP) e a execução dos fundos comunitários na Região também foram debatidas.

Durante a visita ao projeto Bananika, André Franqueira Rodrigues elogiou a iniciativa como “um excelente exemplo de inovação resultante da criatividade de um empreendedor local, que combate o desperdício no setor agrícola e agrega valor tanto para produtores quanto para consumidores, ao mesmo tempo que impulsiona as exportações regionais”.

Com este roteiro, o eurodeputado socialista reafirma o seu compromisso de aproximar as políticas europeias às necessidades reais da Região, promovendo um desenvolvimento económico sustentável e competitivo para os Açores.