Quando estou fora da nossa região, é comum alguém perguntar: “de onde és?”. Com muito orgulho, respondo, prontamente:
“ dos Açores, da ilha de São Jorge, a ilha do queijo!”.
É assim que o comum dos portugueses conhece a nossa bela ilha de São Jorge. Mas, há muito mais que nos deve servir de referência e de orgulho.
Apesar dos momentos difíceis que estamos a viver, apesar dos constrangimentos por que passam alguns sectores de actividade da nossa ilha, convêm, por vezes, referir que em São Jorge há êxitos e alegrias que devemos todos evidenciar.
Pergunto-me se os Jorgenses saberão que, nos últimos tempos, o Judo Clube de São Jorge, com atletas da nossa Terra, tem sido responsável por feitos que podem honrar, não só os jorgenses, mas os açorianos em geral?
Pergunto-me se os Jorgenses saberão que, no último Campeonato do Mundo de Juniores, entre 54 atletas de vários países, dos melhores do Mundo, estava um atleta Jorgense que alcançou um honroso 9º lugar?
Pergunto-me se os Jorgenses saberão que este honroso lugar deu ao atleta Jorgense, o único da Região nesta modalidade, o estatuto de nível B de Alto Rendimento desportivo, bem como lhe permitiu o acesso à candidatura de Atleta Esperança Olímpica?
Pergunto-me se os Jorgenses saberão que o Judo Clube de São Jorge tem levado o nome da nossa Ilha a países como a Espanha, a França, a Croácia, a Itália, a Republica Checa, a Hungria, a Bulgária, a Polónia, a Áustria, a Lituânia, a Suécia, e, recentemente, o Brasil?
O Judo tem transmitido uma forte dinâmica à nossa Ilha, fruto da vontade e do espírito de sacrifício dos jovens atletas Jorgenses, das suas famílias, dos seus dirigentes. Estes jovens começam, já, a classificar-se em competições nacionais no escalão dos Seniores.
O trabalho desenvolvido e os resultados obtidos pelos praticantes de Judo em São Jorge, são o exemplo de que é possível, numa ilha, no meio do atlântico, com pouca população, sem grandes equipamentos, sem grandes clubes, sem fácil acessibilidade aos centros de competição, obter-se resultados de excelência no panorama internacional.
É preciso que todos os jorgenses se sintam orgulhosos dos resultados obtidos pelos nossos jovens e pelo trabalho que tem sido realizado desde há muitos anos na Ilha de São Jorge.
É pena que, nem todos reconheçam, com verdadeira justiça, os feitos desta gente da nossa terra!
Os resultados alcançados pelo Judo Clube de São Jorge são motivo para que qualquer jorgense se sinta orgulhoso e para que um dia passe a dizer:
“Sou dos Açores, da Ilha de São Jorge, da Ilha do Queijo e dos Campeões de Judo!”.