Completam-se no próximo dia 31 de Outubro dois anos sobre o encerramento da campanha “É bom renovar um sonho antigo” levada a cabo pela autarquia de Ponta Delgada (?).
Dessa campanha – que prometia entre outras coisas, recuperar imóveis destinados à habitação, ao comércio e à cultura e promover o comércio tradicional e a restauração – nunca se conheceram resultados.
Não se sabe, por exemplo, o número de pessoas que, de Julho a Outubro de 2009, aderiram a essa campanha, transferindo a sua residência para o Centro Histórico…Não se sabe nada. E como ninguém pergunta, fica-se assim mesmo: sem saber…
Não há nem nunca houve (ainda) coragem para implementar verdadeiras políticas de apoio ao comércio tradicional que fossem pensadas para um ano e não para uma quadra…
É por isso que apesar de aplaudir a redução da iluminação de Natal, porque ela própria implica a redução de custos desnecessários, desanimo.
A par com essa poupança já era tempo da autarquia de Ponta Delgada aproveitar para, em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, incentivar novos horários de funcionamento das lojas, adequados aos novos padrões de consumo e ajustados às diferentes épocas do ano.
Já era tempo da autarquia adaptar os transportes públicos aos horários e necessidades do comércio tradicional, estendendo os horários dos Minibus aos Sábados.
Acresce ainda que já era tempo de melhorar a iluminação pública no Centro Histórico e no passeio Sul da Avenida Marginal, de acordo com os critérios de eficiência energética, para além de ser também mais que tempo de se reconhecer que os lojistas do comércio tradicional têm tentado combater a concorrência imposta pelos centros comerciais, mas precisam de ajuda!
Existem – não é preciso ser economista para sabê-lo – factores concorrenciais que os comerciantes são incapazes de resolver sozinhos. Veja-se, por exemplo, o caso das acessibilidades e, consequentemente, o conforto de acesso às lojas.
Se uma pessoa pode estacionar de graça num Centro Comercial por que razão há-de pagar para ir a uma loja no Centro Histórico? É básico.
Parece-me que é mais importante garantir aos clientes deste comércio as mesmas (senão as possíveis) condições de comodidade que estes têm nos centros comerciais do que outra qualquer política de entretenimento.
O comércio tradicional terá sempre contra si o boletim meteorológico mas merecem os empresários da nossa cidade ter uma autarquia que não põe mãos à obra para os ajudar?
Ideias não faltam. Criem o “cartão do comércio tradicional” e uma rede de lojas aderentes; ofereçam estacionamento gratuito aos portadores do cartão; elaborem uma newsletter dirigida aos comerciantes com divulgação de datas e eventos importantes a acontecer na cidade…Façam o Plano de Salvaguarda do Centro Histórico.
Nenhuma destas propostas é nova. Todas elas fazem parte de um plano de 25 medidas que o PS/Açores apresentou na Câmara Municipal de Ponta Delgada em Outubro do ano passado…
Viram alguma coisa? Ninguém viu. “Já existe”, apressou-se alguém a vir responder na altura.
E não custava quase dinheiro nenhum. E era tão bom para ajudar as pessoas.
Ajudar as pessoas. No fundo o que deve preocupar os políticos. Nestes tempos e nos outros todos.