Numa época festiva, como esta das Sanjoaninas, em que tantos filhos desta terra nos visitam, mas também muitos turistas, nada melhor do que falar sobre 2 novos pontos de atração turística: o Passeio Panorâmico das Baías de Angra e o Miradouro da Boavista, mas as boas notícias não se ficam por aqui...
1 - MINISTRO DA DEFESA VISITA A TERCEIRA- Azeredo Lopes, Ministro da Defesa, veio novamente à ilha Terceira. A sua visita de apenas 2 dias teve uma agenda muito preenchida, assinalando passos importantes, dos quais destaco 4 projetos estruturais: a certificação da Base das Lajes, o início do estudo LNEC-LREC, o Centro Nacional de Operações SST (Space Surveillance Tracking) e o Sistema "Costa Segura". A certificação para uso civil da Base das Lajes era uma reivindicação antiga da ilha, medida inscrita no PREIT, que até tinha sido alvo de um despacho da anterior Secretária de Estado da Defesa, Dra. Berta Cabral, mas que na realidade não passou disso mesmo um despacho para a criação de um grupo de trabalho que nada fez. Este Governo do PS, e bem, assumiu o compromisso de em 2 anos certificar para uso civil a Base das Lajes. Esta passada quinta feira realizou-se o mega exercício, que permitirá concluir o processo no final do próximo mês. A certificação é decisiva para criarmos melhores condições de atração de novas rotas. O dia de chegada do Ministro coincidiu com o início do estudo do LNEC em colaboração com o LREC para análise de 33 locais considerados contaminados ou potencialmente contaminados. Este estudo pretende eliminar quaisquer dúvidas sobre a contaminação na ilha Terceira, e portanto, é mais um momento relevante neste complexo e difícil dossier. O Ministro visitou ainda o Parque Tecnológico da ilha Terceira, o TERINOV, onde ficará instalado o Centro Nacional de Operações SST. Este Centro tem como objetivo monitorizar objetos no espaço, estará em funcionamento até ao 1º trimestre de 2019 e contará com cerca de 20 pessoas altamente qualificadas. Ao criar este Centro Nacional de Operações na ilha Terceira, o Governo da República demonstra, mais uma vez, que os Açores fazem parte dos projetos estratégicos nacionais. Foi ainda inaugurado o módulo radar do Sistema "Costa Segura" na Praia da Vitória, este é um útil sistema que permite o controlo da navegação junto aos portos. A Terceira é a sexta ilha a contar com este equipamento, sendo que até final do verão deverá ser instalada uma 2ª câmara em Angra do Heroísmo, e estendido o sistema às ilhas de São Jorge e Graciosa. A boa cooperação entre o Ministério e as Autarquias da ilha Terceira ficou também patente nas 2 inaugurações: Miradouro da Boavista na Praia da Vitória, e Passeio Panorâmico das Baías de Angra. Estes 2 novos pontos de atração turística só foram possíveis devido à cedência de terrenos que pertenciam à defesa, no caso dos terrenos junto ao Relvão tratava-se de um processo com mais de 70 anos que nunca tinha sido possível resolver, mas com este Governo PS viu finalmente a luz do dia.
2 -PROTEÇÃO DO CARNAVAL DA TERCEIRA-apresentámos esta semana uma nova iniciativa legislativa que recomenda ao Governo a proteção do Carnaval da Terceira, bem como de outras manifestações culturais. Defendemos que estas atividades de carácter não lucrativo e associativo, de base comunitária e muitas vezes informal, devem merecer uma atenção especial por parte das entidades públicas. E, por isso, recomendámos que o Ministério da Cultura, em colaboração com as regiões autónomas e com as autarquias locais, proceda ao levantamento das situações em que se justifica a definição de procedimentos de valorização e apoio a manifestações culturais originais, pontuais e informais, nas quais o quadro de proteção dos direitos de autor não se adeque. Queremos, ainda, que a tutela avalie a possibilidade, em diálogo com o setor e com as entidades de gestão de direitos de autor, de definição de um procedimento jurídico específico que atenda ao caráter tradicional das atividades, ao seu fim não lucrativo, associativo ou informal.
3 - VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOHN MARTINS - foi aprovado por unanimidade, na Assembleia da República, o voto de pesar, apresentado pelos deputados do PS, pelo falecimento do estimado terceirense John Martins, cônsul-honorário em los Angeles. Foi com profunda tristeza que tomámos conhecimento deste trágico acontecimento e quisemos prestar uma última homenagem, recordando todo o seu contributo para o bem da comunidade portuguesa nos EUA. Ficará para sempre a sua memória!