Opinião

Brincamos?

 

A 1 de junho de 2021 era extinta a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores. Desprezando o seu trabalho pelo desenvolvimento económico dos Açores, no apoio aos empresários e captação de investimento para a Região, o atual Governo extinguiu a SDEA sem que ficasse assegurado o cumprimento da sua missão. Passados exatamente, 2 anos, o Governo é obrigado a dar a mão à palmatória. Após reivindicação pública sobre a importância do papel da SDEA, responde o Secretário das Finanças com o estudo da possibilidade de este vir a ser assegurado pela empresa pública Ilhas de Valor. Aquela que, também, estava para ser extinta! Brincamos?
Afinal havia um propósito! Afinal faz falta! E a Rede de Incubadoras dos Açores, também assegurada pela SDEA, que andou à deriva durante 2 anos, agora, recauchuta-se como STARTUP AÇORES.
Brincamos? Desfazer para refazer 2 anos depois? E o tempo perdido? E os 17 meses decorridos sem sistema de incentivos? 2 anos de vazio para os empresários já que, na melhor das hipóteses, fundos do Açores 2030 só lá para o final do ano. Brincamos?