No âmbito da comemoração do dia internacional da mulher, o Partido Socialista de São Miguel, representado pelo seu Secretariado de Ilha, visitou a associação "Crescer em Confiança" e uma florista, na Ribeira Grande; assim como a Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada. Na ocasião, os Socialistas tiveram oportunidade de abordar temas relacionados com os apoios existentes, fruto de políticas do Governo dos Açores, direccionados não só para as políticas de apoio social às mulheres em risco, políticas de empreendedorismo e acesso ao micro-crédito, como também e, no caso da galeria de arte, dirigida por Fátima Mota, políticas culturais.
Para Catarina Furtado, membro do Secretariado de Ilha do PS/São Miguel, "esta iniciativa, além de assinalar este dia e promover a discussão sobre as políticas sócio-culturais do governo dos Açores, pretende também mostrar os mais variados aspectos de dinamismo e competência, que as mulheres micaelenses têm na nossa comunidade. Aspectos, esses, que estão bem demonstrados pelo papel desempenhado por qualquer uma das mulheres, que encontramos nos três locais que visitámos", concluiu.
Recorde-se que na passada sexta feira foi apresentado, em Ponta Delgada, o resultado de um estudo sobre mulheres face ao trabalho e ao empreendedorismo, realizado pela Norma/Açores, em parceria com a UMAR. De entre os resultados, destaca-se aquele que indica que a percentagem de empresárias com menos de 34 anos é superior aos restantes níveis etários, indiciando que as camadas femininas mais jovens têm, proporcionalmente, uma maior tendência para aderirem ao empresariado.