Francisco César defendeu que “temos conseguido criar recursos e ter meios para agir e ajudar quem mais precisa, através da gestão das nossas contas públicas”, apesar de vivermos numa economia nacional com problemas e com uma austeridade que estrangula o nosso setor económico e perturba a criação de emprego na região.
O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS intervinha esta quarta-feira, em Plenário, no debate sobre a Conta da Região Autónoma referente ao ano de 2012.
“O ano de 2012 foi, provavelmente, um dos anos mais complicados dos últimos tempos, com o auge da crise a atingir o país e os Açores. É, por isso, importante analisar a forma como o orçamento da região e as empresas públicas regionais puderam ajudar os Açores a ultrapassar estas dificuldades”, declarou Francisco César.
O deputado socialista afirmou que, apesar da maledicência da oposição sobre o setor público empresarial, “o que se verifica é que as empresas públicas passaram por um processo de consolidação e estão, de forma geral, em equilíbrio, de acordo com a Comissão Europeia”.
Francisco César destacou que as “Contas Públicas regionais revelam que o Governos dos Açores tem conseguido dar bons passos na melhoria da sua situação financeira, ao diminuir 87,7 milhões de euros no seu endividamento líquido e ao conseguir equilibrar o Orçamento da Região”.
O Vice-presidente da bancada socialista concluiu que, mais importante do que a mera apresentação destes excelentes números de execução orçamental “o que interessa é o seu significado: – conseguirmos manter uma credibilidade de exigência perante o país e disponibilizarmos meios e recursos para combatermos a crise que nos afeta, apoiando as empresas em dificuldades e ajudando as pessoas que mais precisam, em suma: implementando uma Via Açoriana que não deixe ninguém para trás!”