Deputado reuniu esta manhã, em Ponta Delgada, com a direção da Delegação dos Açores da Associação de Apoio à Vitima
“Na próxima segunda feira, dia 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional do Combate da Violência contra as Mulheres. Viemos reunir com a APAV para reconhecer o trabalho importante que é feito neste campo nos Açores.” assinalou André Franqueira Rodrigues à saída do encontro. “Todos temos responsabilidade e podemos fazer mais para sensibilizar para e combater aquele que é um verdadeiro flagelo na nossa Região e no nosso País” acrescentou
De acordo com dados europeus recentes, cerca de 2.300 mulheres são mortas todos os anos na Europa às mãos dos seus companheiros ou ex-companheiros e uma em cada três mulheres sofreu violência física e/ou sexual, enquanto uma em cada duas mulheres foi vítima de assédio sexual desde os 15 anos de idade.
André Franqueira Rodrigues destacou que “Na UE, desde maio, que existe uma nova diretiva que visa exatamente reforçar as formas de combate à violência de género e por isso temos todos de começar a ter uma outra consciência do trabalho que temos de fazer para combater todas as formas de violência. Por isso a reunião de hoje com a APA foi útil para fortalecermos a colaboração e os laços para reforçarmos o combate a este importante flagelo.
De acordo com os dados oficiais relativos à Violência Doméstica em Portugal coligidos pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, respeitantes ao período de abril a junho de 2024 foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 1419 pessoas, sendo 49,54% mulheres, 48,8% crianças e 1,6% homens, registaram-se 7738 ocorrências participadas à PSP ou à GNR, mais 12,49% que no trimestre anterior e registaram-se 3 vítimas (2 mulheres e 1 homem) de homicídio voluntário em contexto de Violência Doméstica, tendo o 1.º trimestre de 2024 já registado 9 homicídios (8 mulheres 1 homem).
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído em 1999 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas