PS/Açores acusa Governo de coligação de deixar Santa Maria sem cuidados básicos de saúde

PS Açores - Há 1 dia

Os deputados do PS eleitos por Santa Maria, Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa, denunciaram a situação crítica que se vive atualmente na ilha, onde a Unidade de Saúde local se encontra sem qualquer médico de Medicina Geral e Familiar, colocando em causa o acesso a cuidados básicos de saúde e comprometendo a resposta à população.

Para os parlamentares socialistas, esta realidade é inadmissível e exige uma resposta urgente do Governo Regional. “Estamos a falar de uma violação inaceitável do direito constitucional à saúde”, afirma Joana Pombo Tavares.

Segundo a deputada, neste momento, “os utentes são forçados a recorrer ao Serviço de Atendimento Urgente mesmo para situações que não o justificam, ficando mais expostos ao risco de contágio e sem acesso a acompanhamento médico regular”.

A esta realidade, acrescentou, “soma-se o funcionamento limitado do serviço de internamento, atualmente assegurado apenas com serviços mínimos de enfermagem”.

“Segundo o Conselho de Administração da Unidade de Saúde, são necessárias seis novas vagas de enfermagem. No entanto, o Governo apenas autorizou dois concursos para regularizar vínculos já existentes, sem qualquer reforço efetivo de profissionais”, disse ainda.

A deputada socialista alertou ainda para o agravamento da situação social na ilha, com vários internamentos a prolongarem-se por ausência de respostas sociais e muitas famílias sem qualquer alternativa para garantir acompanhamento digno aos seus idosos.

“É mais uma consequência da inação do Governo, que não assume a sua responsabilidade no planeamento social e no apoio à população mais vulnerável”, sublinhou.

Outro obstáculo à resolução deste problema identificado pelos socialistas é a dificuldade na fixação de profissionais de saúde, agravada pela falta de habitação. “Apesar de o Governo ter declarado não ter imóveis disponíveis, o PS/Açores confirma que existem moradias da Região no Parque Habitacional do Aeroporto de Santa Maria que continuam sem qualquer utilização”.

Perante este cenário, os deputados do PS eleitos por Santa Maria, Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa, exigem respostas concretas e já entregaram um requerimento onde questionam o Governo Regional sobre as medidas urgentes que estão a ser preparadas para assegurar a presença de, pelo menos, um médico de família na ilha, o reforço de pessoal de enfermagem, a estratégia para os casos sociais internados, o pagamento em atraso de diárias aos utentes deslocados e a utilização das moradias do Governo para alojamento de profissionais.

“O Governo precisa de parar de ignorar Santa Maria e agir com responsabilidade. Estamos a falar de direitos humanos básicos”, concluiu Joana Pombo Tavares.

 

Vila do Porto, 11 de abril de 2025