“Os aspetos dos transportes e do armazenamento dos produtos lácteos dos Açores merecem uma particular atenção e temos que encontrar novas vias de apoio a estas questões, no quadro União Europeia”, defendeu Ricardo Serrão Santos.
O candidato do PS/Açores às Eleições Europeias de 2014 falava esta segunda-feira, à saída de uma reunião com a Cooperativa Agrícola e de Lacticínios do Faial.
Ricardo Serrão Santos registou “com agrado o caminho trilhado pela Cooperativa Agrícola e de Lacticínios do Faial desde 1943”, classificando-o como “economicamente interessante”.
“Darei particular atenção às questões da pecuária, da agricultura e de produção de leite e seus derivados”, que são “importantíssimos para a economia dos Açores”, assegurou Ricardo Serrão Santos.
O candidato socialista lembrou que “os queijos dos Açores têm um grande nome a nível internacional”, embora considere que “se pode ainda ajudar a reforçar esta notoriedade em mercados emergentes”. Como exemplo, apontou os “mercados asiáticos como a China”, que estão “carentes e sedentos de produtos como o leite”, sendo necessário “trabalhar neste sentido”.
Referindo-se ao fim anunciado do sistema de quotas leiteiras, Ricardo Serrão Santos frisou que “este é um assunto que tem de ser abordado e superado” e que “temos que encontrar outras vias”.
“Creio que a indústria está preparada para avançar e temos de apresentar ideias inovadoras, já que o nosso produto tem grande valor no mercado nacional e internacional”, finalizou Ricardo Serrão Santos.