“A agricultura e a pecuária são pilares fundamentais da nossa economia e são áreas às quais darei particular atenção enquanto deputado do Parlamento Europeu”, afirmou Ricardo Serrão Santos.
O candidato do PS/Açores ao Parlamento Europeu falava esta quinta-feira, após visita à feira agrícola, em Santana, na Cidade da Ribeira Grande.
O candidato socialista realçou a importância que os apoios comunitários, nomeadamente o POSEI, têm assumido ao longo dos anos nos Açores, mas reafirma que “a agricultura, para vencer, tem de contar com esses apoios e com esses programas porque, em boa verdade, isso não é um favor que a Europa nos faz porque não temos duvidas que o espaço europeu ganha muito com a qualidade dos produtos agrícolas açorianos”.
“Estamos confrontados com muitos desafios que exigirão muito de nós, como o fim do regime de quotas leiteiras, o novo acordo comercial União Europeia – Estados Unidos ou a abertura ao Mercosul. Isso obriga-nos a redobrar a atenção e o empenho na defesa da nossa Agricultura e é isso que faremos”, refere o candidato socialista ao Parlamento Europeu.
Serrão Santos defende ainda que “o meu papel no Parlamento Europeu será construído num contato permanente com as associações e as federações do setor, porque entendo que devemos construir um bom futuro, em conjunto”, referindo-se à necessidade de manter um contacto permanente com os parceiros agrícolas e económicos dos Açores quando estiver em funções.
Questionado sobre a sua pouca experiência na área agrícola, o candidato socialista foi perentório afirmando que “as experiências que eu obtive no passado em gerir e lidar com assuntos a nível internacional, será transferida também para o dossier da agricultura, que merecerá uma grande parte da minha atenção. Muitos dos processos de influência e de negociação inter-estadual são semelhantes e isso é uma mais valia tendo em conta a experiência acumulada que tenho nas plataformas internacionais. Com muito trabalho e muito estudo que já estou a desenvolver, estarei apto a ser a voz da defesa da agricultura açoriana no Parlamento Europeu”, assegurou Ricardo Serrão Santos.