“Serei mais uma voz na Europa para defender os postos de trabalho na Base das Lajes e fiquei muito sensibilizado com toda esta questão. É importante também aqui encontrar quais as componentes que podem ter relevância no panorama europeu e no Parlamento Europeu”, afirmou Ricardo Serrão Santos.
O candidato do Partido Socialista dos Açores ao Parlamento Europeu falava esta terça-feira, à saída de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores da Base das Lajes, na Praia da Vitória.
Para Ricardo Serrão Santos “todas as frentes diplomáticas e de influência, onde se incluem as instâncias europeias, são importantes para afirmar a relevância da Base das Lajes para a Terceira e para os Açores, por forma a encontrar formas de amenizar os impactos socioeconómicos de uma redução do contingente militar norte-americano”, tendo em conta que “a Base das Lajes contribui em 15% para o PIB da ilha Terceira e também de forma muito interessante para o PIB da Região”.
O candidato socialista destacou que “há muita diplomacia a fazer também no âmbito europeu, já que existe um comando europeu em todas as bases americanas sedeadas na Europa, no qual também está integrada a Base das Lajes”.
Ricardo Serrão Santos considerou que o “novo programa de aliança atlântica e de relações entre a União Europeia e os Estados Unidos da América transforma os Açores numa posição geoestratégica central”.
Por outro lado, lembrou, uma das alternativas a nível europeu seria “encontrar programas que já existiram, como o programa CONVERT de apoio europeu quando existem situações deste tipo”.
“O que está aqui em causa são os direitos dos trabalhadores e as contrapartidas que a Região e o país recebem pela utilização do nosso território. É vital assegurar alguma estabilidade e soluções alternativas, uma vez que estão em risco a vida e o rendimento de muitos Açorianos”, conclui Ricardo Serrão Santos.