“Os últimos números do turismo açoriano são animadores e reforçam a nossa convicção que as estratégias do Governo dos Açores estão a ter efeitos positivos”, afirmou Miguel Costa.
O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS falava esta quarta-feira, à margem das jornadas parlamentares do partido que decorreram na ilha do Pico, dedicadas ao turismo e ao novo sistema de incentivos às empresas regionais.
Miguel Costa salientou “a importância destas jornadas parlamentares, que se pautaram pelo diálogo com os parceiros sociais, os agentes turísticos e também membros do Governo Regional”.
“Os números relativos ao turismo nos Açores durante o primeiro quadrimestre deste ano, conhecidos durante as jornadas do PS, mostram um crescimento significativo na maior parte das nossas ilhas”, destacou Miguel Costa.
Conforme explicou o deputado socialista, “entre janeiro e março deste ano, nos hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões, tivemos mais de 192 mil dormidas, o que representa um acréscimo de 2,6% face ao primeiro quadrimestre de 2013”.
Miguel Costa realçou o crescimento do mercado norte-americano, nomeadamente dos Estados Unidos e Canadá, que “parecem estar a crescer sustentadamente, o que nos dá boas perspetivas de futuro para o setor, na Região, mostrando que os Açores estão a conseguir diversificar os seus mercados emissores turísticos”.
O deputado socialista destacou que o “setor do turismo representou nestes quatro meses mais de 7.5 milhões de euros”, uma “quantia significativa na economia regional”.
“Verificamos com agrado os números ontem conhecidos do turismo nos Açores, mas estas melhorias não devem fazer com que nos acomodemos. Há muito trabalho para fazer nesta área e na afirmação da nossa marca e qualificação da nossa oferta”, defendeu.
Miguel Costa enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores no reforço da coesão regional e manifestou ainda a sua perplexidade com as recentes declarações do presidente do grupo parlamentar do PSD, que "na mesma semana que diz que sempre defendeu o mercado interno, defende agora que o Governo dos Açores não deve adquirir novos navios, que têm por objetivo justamente valorizar e potenciar o mercado interno”.
“Ao que parece, o líder do grupo parlamentar do PSD é agora contra a aquisição de novos navios para reforço da operação marítima interilhas”, embora “não há tanto tempo atrás tenha defendido políticas que facilitem o acesso dos produtos açorianos dentro das ilhas e a constituição de um verdadeiro mercado interno”, chegando mesmo ao ponto de ter afirmado que a “dinamização dos transportes é imprescindível”, acusou o deputado socialista.
Para Miguel Costa, “não se pode ter uma postura num dia e no dia seguinte defender o seu contrário, só porque isso dá mais votos ou porque fica bem nas páginas dos jornais”.
“O presidente do grupo parlamentar do PSD sabe bem que, numa perspetiva de longo prazo, a construção de navios de maior porte, que permitam o transporte de passageiros e carga rodada entre os grupos do nosso Arquipélago é um pressuposto para a criação de um mercado interno mais eficaz”.
“Em política não vale tudo, deve-se é procurar servir os Açorianos, com coerência e com seriedade e todos os dias – é isso que se exige de um partido com o património e com as responsabilidades do PSD para com os Açores”, frisou Miguel Costa.