Benilde Oliveira apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de congratulação
175º Aniversário do Concelho da Povoação
No dia 3 de Julho de 1839, por carta Régia da Rainha D. Maria II, os povoacenses viram consagrada uma sua velha aspiração que remontava, pelo menos, ao século XVII quando Frei Diogo das Chagas, na sua obra Espelho cristalino em jardim de várias flores antecipava como natural e merecida a elevação da Povoação a Concelho.
Tal carta resultou de um pedido formulado pela Câmara Municipal do Nordeste, que num dia de grande temporal, achando os Vereadores nordestenses que não haveria reunião deixaram-se ficar por casa, pois os caminhos eram maus e o tempo estava feio. E achando-se ali presentes em maioria, os Vereadores naturais da Povoação, votaram, aprovaram e de imediato lavraram em ata de Câmara, o pedido a Sua Majestade, de organização do Concelho da Povoação. E parece que quando regressaram à Povoação, já traziam consigo a carta oficial a remeter ao Reino.
Na altura o Concelho abrangia os lugares de Povoação (vila e sede concelhia), Achadinha, Água Retorta, Fenais da Ajuda, Furnas e Ribeira Quente.
A Povoação está, desde sempre, ligada à história da Ilha de São Miguel. Conforme relatou Gaspar Frutuoso foi nesta que desembarcaram em quatrocentos os descobridores e posteriormente os primeiros povoadores. De tal forma que em 1528 a Povoação era designada por “povoação velha” em oposição às então recentes povoações que surgiam um pouco por toda a ilha.
Ao longo de todo este tempo os povoacences demonstraram uma grande resiliência à adversidade mantendo, mesmo na dificuldade, tantas vezes causada por catástrofes naturais, uma enorme capacidade de concretização reerguendo com redobrada energia aquilo que a natureza destruiu.
Hoje, mesmo vivendo um período de dificuldades económicas e financeiras a gestão da autarquia tem demonstrado uma capacidade de vencer as dificuldades merecedora de destaque e de elogio unânime. Importa, por isso, celebrar este 175º Aniversário da elevação da Povoação a Concelho com os olhos colocados no futuro. Num futuro sustentável para um concelho que se deseja perene de oportunidades para as novas gerações que se qualificaram num esforço pessoal e, muitas vezes, com sacrifício familiar e que anseiam prosseguir os seus projetos de vida no concelho onde nasceram. O Concelho mais lindo dos Açores!
Nos versos do poeta popular Daniel Amaral:
“Ao descobrir Santa Maria
Lá longe São Miguel via
Mesmos da sua caravela!...
E naquele azulado mar
Puseram-se a admirar
Aquela paisagem bela.
Depois dessa nobre viagem
Encantados com a paisagem
Gonçalo e sua tripulação!...
Disseram? Isto é de encantar!...
É aqui que vamos começar
A primeira Povoação.”
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove o presente Voto de Congratulação pelo 175.º aniversário do Concelho da Povoação, saudando os seus cidadãos e seus legítimos representantes.
Mais delibera que o presente Voto seja comunicado à Assembleia Municipal da Povoação, Câmara Municipal da Povoação, Assembleias de Freguesia e Juntas de Freguesia do concelho da Povoação.
Horta, Sala das Sessões, 10 de julho de 2014