Miguel Costa apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
A época 2013/2014 foi, para o Grupo Desportivo do Salão Recreativo dos Toledos, mais um registo de sucesso no panorama do desporto nacional, na modalidade de ténis de mesa em séniores masculinos.
A carreira desportiva do Grupo Desportivo dos Toledos é incontornavelmente de um êxito extraordinário, só ao alcance dos grandes clubes e das grandes organizações. São mais de 30 anos de história que marcam indelevelmente um compromisso social e desportivo de grande relevo para os Açores e para a ilha do Pico em especial, pondo os intocáveis valores sociais, culturais, recreativos e desportivos em plano de destaque na sua missão, só conseguido com o elevado esforço e dedicação dos seus dirigentes, sócios, colaboradores, técnicos e atletas. O reconhecimento devido através da atribuição do título de instituição de interesse público é a prova da sua inquestionável missão social e merecedora do justo reconhecimento desta Assembleia.
Felizmente muitas têm sido as vezes que nesta Casa temos reconhecido os méritos desportivos dos “Toledos”, mas esta época 2013/2014 acrescentou, ao seu rico palmarés, mais um título de campeão nacional de ténis de mesa em séniores masculinos, conquistado com os atletas André Silva, Diogo Silva, João Pereira, Vasco Fialho, Ricardo Corredoura e Aruna Quadri, que também assumiu as funções de treinador.
Mas mesmo assim superou-se, conquistando pela primeira vez na sua história o tripleto, vencendo na mesma época a Supertaça, a Taça de Portugal (a segunda consecutiva) e o Campeonato Nacional da 1ª Divisão (pela 3ª vez na sua história e a 2ª vez consecutiva), isto sem perder um único jogo.
Só um grande clube nacional, como já o é o Grupo Desportivo dos Toledos, tem esta capacidade e palmarés, sendo um digno representante do desporto açoriano, o que constitui um grande motivo de orgulho para todos os açorianos.
São já 12 títulos nacionais conquistados, com cerca de 100 atletas em formação, num esforço de campeão e dedicação das suas direções presididas por José Eduardo Cardoso Pereira, sendo justo e merecido deixar aqui um especial reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.
É um “Toledos” Campeão dos Campeões!
Assim e nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que, reunida em plenário no dia 10 de julho de 2014, emita o seguinte voto de congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores felicita o Grupo Desportivo dos Toledos pela conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em Ténis de Mesa, congratulando-se igualmente pela extraordinária época desportiva conseguida com a conquista do pleno, Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional, constituindo um grande motivo de orgulho e inspiração para todos os Açorianos.”
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Direção do Salão Recreativo dos Toledos e seu Grupo Desportivo, à Associação de Ténis de Mesa do Pico e à Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Horta, 10 de julho de 2014,