O Partido Socialista da Ilha do Faial realça o extraordinário resultado alcançado para os Açores que resulta do anúncio do novo modelo de Obrigações de Serviço Público para as ligações aéreas entre os Açores e o Continente, apresentado no passado dia 18 de Julho pelo Presidente do Governo dos Açores.
As alterações previstas no novo modelo irão reforçar a mobilidade de todos os residentes nos Açores e constituem, também, uma alavanca para a economia regional, para as empresas e para o potencial de criação de emprego.
Após um persistente trabalho desenvolvido ao longo de vários meses, o novo modelo apresentado por Vasco Cordeiro estipula um regime de proteção aos residentes nos Açores que limita a um preço máximo de 134 euros, com todas as taxas incluídas, o valor a pagar por qualquer açoriano, seja de qual for a ilha, as deslocações ida e volta, ao Continente. De igual, modo os estudantes açorianos que estejam a estudar no Continente passam a dispor de um preço máximo de 99 euros, com todas as taxas incluídas. Uma redução significativa e que representa um salto qualitativo sem precedentes no que concerne às acessibilidades áreas de e para os Açores.
O novo modelo prevê ainda uma melhoria nos encaminhamentos e acaba também com a restrição de ter que se utilizar a gateway mais próxima geograficamente, garantindo, assim, a todos os açorianos o direito de escolher a gateway que lhe for mais conveniente.
No que diz respeito à gateway da Horta, mantêm-se as atuais Obrigações de Serviço Público, correspondendo desta forma às necessidades e anseios dos Faialenses, beneficiando claramente das alterações introduzidas.
O PS Faial destaca ainda o anúncio do Presidente do Governo de que já deu orientações para o início do processo de revisões das Obrigações de Serviço Público para as ligações interilhas e considera-o como mais um passo fundamental na reforma estruturante e estratégica que o Governo da responsabilidade do PS/Açores está a operar no que diz respeito às acessibilidades.
O novo modelo representa, por isso, uma grande evolução que beneficia os Açores e a economia açoriana. Trata-se de mais um cumprimento de um compromisso eleitoral que o PS/Faial sublinha e regista.