“O Hospital da Horta, a Escola Básica e Integrada da Horta, a Creche dos Flamengos, os centros de dia, foram obras recentes que deram emprego na ilha do Faial e que ajudaram a minguar a questão social premente do desemprego, evidenciada por esta crise”, defendeu Lúcio Rodrigues.
O deputado socialista faialense falava esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Lúcio Rodrigues considerou “interessante que os deputados da oposição estejam presentes nas inaugurações, que vejam a obra que está lá feita”, mas “que se esqueçam de o mencionar no Parlamento Açoriano”.
O deputado acusou o PSD de assumir uma postura permanente de “quando a obra está feita, é porque está feita e já veio tarde; quando não se faz é porque não se faz”, mas “os compromissos foram realizados”, frisou.
Lúcio Rodrigues reconheceu que é “importante vir aqui falar do que falta fazer”, mas salientou que “também é importante é reconhecer aquilo que está a ser feito e aquilo que é a realidade - os Faialenses sabem perfeitamente o trabalho que foi feito nos últimos 10 anos nesta terra, tal como o demonstram os esclarecedores resultados eleitorais”.
Reportando-se às questões de ilha, Lúcio Rodrigues esclareceu que “apesar do matadouro da ilha do Faial não constar da Carta de Obras Públicas do Governo dos Açores, o projeto vai avançar já em 2015, tal como já havia sido anunciado em comissão pelo senhor Secretário da Agricultura e Ambiente”.
Relativamente ao polivalente da Feteira, Lúcio Rodrigues frisou que é a Câmara Municipal da Horta que está a liderar o projeto, em parceria com a freguesia e a Casa do Povo local, tendo a autarquia faialense já assinado um contrato no valor de 85 mil euros, para aquisição de terrenos e da casa onde será construído o polivente.
Lúcio Rodrigues revelou que os deputados do PS do Faial têm mantido “reuniões prolongadas com a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), escutando e tentando resolver os problemas daquela associação”. A este propósito, o parlamentar enalteceu a “postura dos Secretários Regionais em escutar os responsáveis daquela associação, inteirando-se dos problemas da instituição, numa clara tentativa de unir esforços para ultrapassar dificuldades”.
O deputado socialista saudou também o “excelente trabalho que esta Administração do Hospital da Horta está a fazer na prestação de cuidados de saúde aos faialenses”.
“A diferença entre o Partido Socialista e o PSD é que o Partido Socialista resolve e o PSD só critica”, salientou Lúcio Rodrigues.