“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reconhece o enorme potencial da juventude Açoriana e vê a contínua aposta na qualificação dos jovens Açorianos como um fator determinante para o crescimento económico da nossa Região. Esta foi uma das razões que levou o PS a propor a realização de um estudo analítico sobre jovens açorianos qualificados”, adiantou Ricardo Ramalho.
O deputado socialista Graciosense falava esta quinta-feira, na Assembleia Regional.
Ricardo Ramalho considerou que “urge consolidar, num único documento, a desenvolver pelo Observatório de Juventude dos Açores, toda a informação devidamente atualizada respeitante aos jovens Açorianos em formação, dentro e fora da Região”.
O deputado socialista frisou que “existem centenas de jovens açorianos a frequentar diversos ciclos de ensino, muitos deles fora da sua ilha de residência, fora da Região ou mesmo fora do País; além do ensino regular e do ensino profissional, muitos frequentam especializações como pós-graduações, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos e outros ainda encontram-se ligados a unidades de investigação”.
O parlamentar destacou que este estudo “disponibilizará à Região informações cruciais sobre o percurso académico e profissional destes jovens, bem como as suas perspetivas de regresso à Região e de que forma podem contribuir para o desenvolvimento dos Açores”.
Por outro lado, Ricardo Ramalho considerou o estudo como uma “ferramenta de interesse para os próprios estudantes”, que dessa forma poderão “perspetivar o desenvolvimento do mercado de trabalho no qual, futuramente, se irão ver inseridos”.
Ricardo Ramalho salientou também que este estudo agora proposto pelo PS, que recebeu contributos de todos os partidos e que acabou por ser aprovado por unanimidade, “representará uma importante ferramenta no desenvolvimento do tecido empresarial Açoriano, como instrumento de planeamento da sua atividade, uma vez que saberão de antemão qual a oferta laboral disponível, jovem e qualificada, disponível no mercado de trabalho”.
“A irreverência e inconformismo dos jovens Açorianos, aliados à sua capacidade de inovação, é algo que jamais poderá ser desaproveitado, particularmente na geração mais qualificada de sempre”, finalizou Ricardo Ramalho.
Neste debate, a deputada Marta Couto salientou a capacidade e a responsabilidade que todos os partidos demonstraram em elevar os interesses da juventude Açoriana acima dos interesses partidários, participando com sugestões de relevância que enriqueceram ainda mais o projeto de resolução e manifestando-se favoráveis a esta iniciativa do Partido Socialista dos Açores.