“A proposta apresentada pelo Governo dos Açores para compensar os cortes salariais nos ordenados dos funcionários da administração pública Açoriana é uma proposta de justiça social que mais uma vez o Partido Socialista cumpre para com os Açorianos”, considerou Rogério Veiros.
O deputado socialista Jorgense falava esta quinta-feira, na cidade da Horta.
Para Rogério Veiros, ao apresentar esta medida, o Governo dos Açores “mantém a estabilidade do poder de compra das famílias Açorianas e mantém aquilo que é necessário na nossa economia para que as nossas empresas consigam sobreviver nestes momentos de dificuldade, que nos são impostos pelas políticas de austeridade do Governo da República”.
Conforme explica Rogério Veiros, esta medida “visa compensar os custos da insularidade e será, ao abrigo daquilo que são as nossas competências estatutárias e constitucionais, assumindo-se como uma aplicação prática da nossa Autonomia e da Via Açoriana que o PS defende para a Região”.
Rogério Veiros salientou que estas medidas só são possíveis porque “nós vivemos em equilíbrio orçamental, temos uma Região bem gerida, que nestes momentos consegue estar ao lado das famílias e das empresas, tal como prometeu o PS ainda em período de campanha eleitoral para as Eleições Regionais de 2012”.
No que toca à aplicação da medida ao setor público empresarial Açoriano, Rogério Veiros defendeu que “cabe ao Governo dos Açores como acionista decidir no setor público empresarial”.