“O Plano de Investimentos para 2015 é muito positivo em matéria de Ambiente e Ordenamento do Território, ilustra a coerência com o programa de governo e a compatibilidade com as orientações da Agenda Europeia 2020”, defendeu José Contente.
O deputado socialista falava esta quinta-feira, no Parlamento Regional, no âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2015.
José Contente registou o facto de “haver um incremento na dotação deste programa em relação ao ano transato” e destacou alguns projetos do Governo dos Açores, como a “selagem de aterros e lixeiras, o início do processo de elaboração do Plano Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), os processos de alteração dos Planos de Ordenamento das Bacias Hidrográficas das Lagoas das Sete Cidades e das Furnas, os processos de avaliação dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira de São Jorge, Terceira e Costa Norte de São Miguel, ou as ações de monitorização e recuperação de espécies e habitats, incluindo o combate às espécies invasoras”.
José Contente salientou ainda que os Açores foram a “primeira Região a receber o Quality Cost Platina, prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável”, reconhecendo assim o “trabalho que o executivo regional tem vindo a desenvolver com as boas práticas de sustentabilidade”.
O deputado socialista lamentou que haja “alguma oposição mais célere a apoiar o seu partido a nível nacional do que a construir uma alternativa à governação socialista nos Açores”.
Para José Contente, o “afastamento do PSD da governação regional, por opção do Povo Açoriano, tem alheado este partido da realidade, ao ponto de fazer leituras flutuantes dos Açores, como se tem verificado pela pobreza das propostas alternativas aos sucessivos Planos da Região; curioso é mesmo notar que alguns partidos mais pequenos esforçam-se mais em trabalhar construtivamente do que os que aspiram e anseiam serem alternativa à governação do Partido Socialista”.
“Longe vão os tempos em que o ambiente era visto como área bizarra de uns quantos sonhadores e ou estudiosos; os Açorianos podem continuar a confiar no projeto socialista para os Açores, porque ele continua marcado pela inovação e desenvolvimento, nomeadamente, numa das áreas que interessa cuidar, a bem de um futuro responsável e sustentável”, finalizou José Contente.
Oiça AQUI a intervenção integral de José Contente