“O Projeto Educação Empreendedora, os incentivos Empreende Jovem, o novo programa Jovens +, os Programas Estagiar L e T com a sua posterior inserção no mercado de trabalho são medidas que têm ajudado os jovens Açorianos a encontrarem uma oportunidade profissional para desenvolverem as suas capacidades e o seu potencial; É com agrado que verificamos que o Governo dos Açores continuará a apostar nestes programas, proporcionando também estas oportunidades às novas gerações”, frisou Marta Couto.
A deputada socialista falava esta quinta-feira, na cidade da Horta.
Para Marta Couto, as “políticas de juventude adotadas por este Governo Regional não se resumem às rubricas de ‘Juventude’”, mas “encontram expressão nas mais diversas vertentes do Plano de Investimentos 2015”. “Políticas Sociais, Políticas de Educação, Saúde, Emprego são exemplos de áreas que têm um profundo impacto sobre a juventude Açoriana e o desenvolvimento das suas potencialidades”, salientou a socialista.
Marta Couto lembrou que “o desemprego jovem afeta mais de 5 milhões de jovens na União Europeia”, admitindo que “este fenómeno também se faz sentir na nossa Região”.
A deputada socialista considerou que o “Plano para 2015 assume o objetivo claro de potenciar os nossos jovens, visando imbuir a juventude Açoriana de um sentimento de responsabilidade para com o próximo e de consciencialização para as questões sociais envolventes, de participação cívica e intervenção comunitária, na prossecução de uma sociedade mais justa e solidária”.
Marta Couto frisou ainda a aposta do Governo dos Açores na “mobilidade jovem”, pretendendo-se que os jovens açorianos continuem a “beber de experiências que lhes tragam conhecimento e dinamismo, que os enriqueçam e lhes deem ideias para que ao regressar aos Açores possam aplicá-las e desenvolver os seus projetos; é justamente este o espírito do novo Programa ‘Prepara o teu Regresso a Casa’.
“Os Açores precisam dos seus jovens em cada uma das ilhas. Precisam do seu potencial. Só assim estará assegurado um contínuo desenvolvimento local e regional, uma contínua valorização da nossa cultura e das nossas gentes, na preservação de tudo quanto nos é intrínseco. Queremos que os nossos jovens se enriqueçam, que estudem, que se formem, porque os Açores precisam deles. Queremos que os jovens açorianos se fixem na sua terra”, destacou Marta Couto.
Oiça AQUI a intervenção de Marta Couto