A deputada socialista Benilde Oliveira apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
150 Anos da Sociedade Harmónica Furnense
A Sociedade Musical Harmónica Furnense foi fundada por José Ferreira Seridónio e pelo Marquês da Praia e Monforte, em 1864, constituindo a mais antiga banda do Concelho da Povoação.
A Sociedade Harmónica Furnense é uma instituição cultural sem fins lucrativos, declarada como “Pessoa Coletiva de Interesse Público” em Novembro de 2000.
A filarmonia e o teatro foram as atividades de maior relevo ao longo destes 150 anos de existência, que nos deram a conhecer brilhantes compositores, maestros e executantes, assim como autores, encenadores e atores de saudosa memória.
A longa caminhada efetuada pela referida formação enche de orgulho os Povoacenses, uma vez que já alcançou diversos méritos e prémios, entre os quais se destaca o primeiro lugar no Certame de Filarmónicas Micaelenses.
Os acontecimentos festivos da celebração dos 150 anos da Sociedade Musical Harmónica Furnense contaram com o apoio da autarquia povoacense e decorreram ao longo de todo o mês de outubro do corrente ano. Um dos pontos altos desta celebração aconteceu na sede da própria Harmónica Furnense, onde o coletivo interpretou o hino que o atual Presidente da Direção e Maestro da Banda - José dos Santos Medeiros - escreveu para assinalar os 150 anos da mais antiga Banda Filarmónica em atividade no Concelho da Povoação.
Mas as atuações da Harmónica Furnense vão para além das habituais participações nas festas religiosas da freguesia ou do Concelho. A Sociedade Harmónica Furnense já atuou em grande parte da Ilha de São Miguel, deslocou-se a Santa Maria, ao Pico, à Madeira, atuando na XVI Semana Gastronómica do Machico, e a Fall River, onde participou nas Festas do Espírito Santo realizadas por emigrantes.
Ao longo da sua história foram três os trabalhos editados por esta banda. O primeiro foi na década de 70, o segundo na década de 80 e o terceiro já em 2004; uma recompilação para CD dos dois trabalhos anteriormente realizados.
Atualmente, são cerca de 30 os executantes da banda, que está totalmente renovada e que é composta por cerca de 95% de jovens com idades até 18 anos.
Hoje, e apesar da filarmonia continuar a merecer lugar de destaque, a Sociedade Harmónica Furnense está aberta a todas as atividades que fomentem o desenvolvimento sócio cultural e artístico do Vale das Furnas e dos Açores.
A Sociedade Harmónica Furnense pauta-se pela sua abertura a todos quantos queiram desenvolver projetos e partilhar experiências nas áreas da música, teatro, dança ou qualquer outra forma de expressão e criação artística.
Assim, a Sociedade Harmónica Furnense desempenha um importante papel na formação informal artística dos jovens furnenses, um local por onde já passaram várias gerações de artistas ao longo destes 150 anos de vida da instituição. Graças ao grande empenho dos protagonistas da instituição e às atividades que desenvolvem, os jovens furnenses poderão continuar a usufruir desta oportunidade de se formarem e de aprofundarem o seu lado artístico por largos e bons anos.
Termino com este pensamento de «Aristóles»: A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove o presente Voto de Congratulação pelos 150 anos da Sociedade Harmónica do qual, se dará conhecimento à Direção da Harmónica Furnense, saudando os seus cidadãos e legítimos representantes.
Mais se delibera que o presente Voto seja comunicado à Assembleia Municipal da Povoação, Câmara Municipal da Povoação, Assembleias de Freguesia e Juntas de Freguesia do Concelho da Povoação.