O deputado socialista José San-Bento apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto Saudação
Os 150 anos da primeira exportação de ananás para Inglaterra.
O ananás foi introduzido nos Açores em meados do século XIX, entre 1848 e 1850. Inicialmente como planta ornamental, rapidamente assume-se como uma alternativa viável à cultura da laranja, entretanto já em declínio.
Originário da América do Sul e Central, o ananás – também conhecido como Fruto Rei - foi essencialmente cultivado nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo da ilha de São Miguel.
A economia do ananás esteve associada a grandes empreendedores e visionários que no Século XIX transformaram profundamente a economia de São Miguel através de muitas realizações, entre as quais a SPAM – Sociedade Promotora da Agricultura Michaelense que teve enorme importância na introdução e dinamização de novas culturas entre elas a do ananás.
Em 1864, foi construída a primeira estufa de dimensão industrial com capacidade para 800 plantas. Anos mais tarde, na época áurea da cultura do ananás, chegaram a existir cerca de 4.300 estufas de produção.
Foi também em 1864, no dia 12 de Novembro, que se realizou a primeira exportação de ananás para a cidade de Londres, em Inglaterra, à data a cidade mais importante do Mundo.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que este Parlamento emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, regista a passagem dos 150 anos da primeira exportação de ananás para Londres, em Inglaterra, e, em simultâneo, saúda todos os empreendedores que ao longo de século e meio dinamizaram e mantiveram uma das culturas de maior tradição e simbolismo da agricultura açoriana.
Propõe-se que deste voto se dê conhecimento à Câmara Municipal de Ponta Delgada, à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, à Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, à Junta de Freguesia das Capelas, a todos os associados da Cooperativa Profrutos e a todos os membros da Confraria do Ananás.
Som José San-Bento