VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Bodas de Ouro do Futebol Clube Marítimo Velense
O Futebol Clube Marítimo Velense, filiado na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Instituição de Utilidade Pública, fundada a 5 de Outubro de 1964 pelos seus sócios-fundadores Nazário Gois, Jorge Severino, Alberto Vieira e Isidro Gois, celebrou no dia 5 de Outubro de 2014, 50 anos de vida dedicados ao serviço do desporto e da comunidade Jorgense.
Os jogadores e o seu primeiro treinador, Gaspar Manuel Silva Bettencourt, começaram por se reunir e concentrar nas antigas instalações agrícolas, “o Celeiro”, passando depois em 1966, para uma barraca edificada durante a crise sísmica de 1964, na Rua de São João.
A 10 de Março de 1980 é realizada a escritura pública dos estatutos do Clube, elaborada pela Sra. Lourdes Blayer e assinada pelos senhores Germano Matos dos Santos, Rui Manuel Lemos Silva, Adroaldo Hilário Gois, Amaro Manuel Oliveira, António Furtado Simas, Gaspar Manuel Silva Bettencourt, Mário Emílio Soares, José Manuel Viegas, Luís Manuel Soares e José Duarte Vitorino Soares.
A 22 de Setembro de 1990 inaugura a sua Sede Social, na Rua de São João, onde desenvolveu inúmeras atividades de interesse desportivo e cultural, com particular destaque para as tardes/noites de Verão com a realização de inúmeros torneios de futebol de salão ao ar livre no seu ringue.
A 5 de Outubro de 2007, com a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo adjacente à sua Sede Social aumenta a sua capacidade de realizar eventos desportivos, de solidariedade social e culturais de interesse da Ilha e da Região. Como exemplo, temos a realização das comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores, em 2008, e a realização por mais de uma vez dos Campeonatos Regionais de Judo e de Voleibol.
O Futebol Clube Marítimo Velense detém 7 Campeonatos de Ilha, 7 Taças de Ilha de São Jorge, conquistando em 1986, o seu primeiro título de campeão em competições organizadas pela Associação de Futebol de Angra de Heroísmo. Destaque ainda, para o ano de 2006, ao sagrar-se campeão da AFAH e consequente subida à Série Açores onde permanece por uma época. Por último referir a presença em 2011 como finalista vencido da Taça da Autonomia.
Atualmente o Futebol Clube Marítimo Velense possuí equipas de formação de futebol masculino e equipas de formação de voleibol feminino, e ao longo da sua vida possuiu equipas de futebol masculino sénior, equipas de voleibol sénior masculino e feminino, equipas de ténis de mesa e de atletismo.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deseja que a atual direção, técnicos, atletas e sócios do Clube se sintam sempre inspirados pelo passado deste grande clube Jorgense, e que encontrem sempre motivação e força para continuarem este legado no desenvolvimento desportivo e cultural da Ilha de São Jorge.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário do dia 11 de Dezembro de 2014, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto do Futebol Clube Marítimo Velense ter celebrado as suas bodas de ouro no dia 5 de Outubro de 2014.
Esta congratulação é extensiva a todos os atletas, técnicos, dirigentes e sócios que ao longo destes últimos 50 anos dedicaram o seu tempo, o seu trabalho e empenho em prol da sua coletividade, mas acima de tudo em prol do desenvolvimento desportivo e cultural da Ilha de São Jorge.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Clube e à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.
Horta, 11 de Dezembro de 2014.