Lizuarte Machado apresentou esta terça-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
O surgimento da patinagem e do hóquei em patins na freguesia da Candelária está ligado ao aparecimento, no início dos anos oitenta do século XX, de alguns pares de patins de origem norte americana e não se pode dissociar do enorme sucesso internacional então alcançado pelo hóquei em patins português e que teve o seu ponto alto com a conquista do Campeonato do Mundo de 1982.
Em 1984, fruto dessa evolução e do entusiasmo e empenho do Sr. Amílcar Quaresma, o Pico leva a Santa Maria a sua primeira seleção de hóquei em patins, no escalão de iniciados, para participar no Campeonato Açoriano.
No ano de 1986 foi fundada a Associação de Patinagem do Pico, implementando-se, a partir da época desportiva de 1987/1988, a patinagem federada na ilha.
Por essa altura, o Agrupamento 808 do Corpo Nacional de Escutas iniciou a prática da patinagem e em 24 de Janeiro de 1990 foi fundado o Candelária Sport Clube, transferindo-se a patinagem dos escuteiros para o novo clube.
O Candelária Sport Clube conta com uma história curta, mas já recheada de inúmeros sucessos desportivos.
Logo na época desportiva de 1993/1994 sagrou-se Campeão Açoriano em juvenis. Na época seguinte repetiu a conquista do título açoriano de juvenis, enquanto a equipa de seniores ganhou o seu primeiro Campeonato de Ilha, conquistando o acesso ao respetivo Campeonato Açoriano.
Nestas duas épocas os patinadores do Candelária Sport Clube constituíram a base da seleção do Pico em iniciados que alcançou outros tantos títulos regionais.
No início da época de 1995/1996 o Candelária Sport Clube alcançou o terceiro título açoriano consecutivo em juvenis, apurando-se para a fase final do respetivo Campeonato Nacional. Pela primeira vez, a ilha do Pico teve o privilégio de receber e ver jogar equipas com pergaminhos no hóquei em patins – Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Oquei Clube de Barcelos, Clube Sport Marítimo e Juventude Azeitonense. Em seniores o Candelária Sport Clube reconquistou o Campeonato de Ilha.
Na época de 1996/1997 a equipa de seniores voltou a ganhar o Campeonato de Ilha e sagrou-se Campeã Açoriana. Esta época ficou também marcada pela realização do 1.º Torneio de Hóquei em Patins da Candelária.
Na época de 1997/1998, os juvenis do Candelária Sport Clube voltaram a vencer o Campeonato Açoriano. Nesta época e na seguinte o hóquei em patins do Candelária Sport Clube contou com a coordenação técnica do Prof. João Meireles, prestigiado treinador e ex-selecionador nacional de jovens.
Na época de 2000/2001 a equipa de seniores alcançou o segundo título regional.
A época desportiva de 2001/2002 foi a época de estreia do Clube na Taça de Portugal. No Campeonato Açoriano de seniores o Candelária Sport Clube voltou a alcançar o 1.º lugar conquistando o direito de participar no Campeonato Nacional da III Divisão na época desportiva de 2002/2003. Foi também nesta época desportiva que se realizou a 1.ª edição do Torneio das Vindimas.
A época desportiva de 2002/2003 constitui-se num dos momentos mais altos da história do Clube tendo conquistado a subida à II Divisão. Nesta época de estreia no Campeonato Nacional da II Divisão, o Clube venceu a Zona D e na fase final classificou-se em quarto lugar, tendo ainda atingido os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Na época desportiva de 2004/2005, o Clube sagrou-se vice-campeão nacional da II Divisão garantindo assim o acesso da equipa principal de seniores ao Campeonato Nacional da I Divisão. A participação da equipa principal de seniores no Campeonato Nacional da I Divisão constitui um feito inédito para o desporto açoriano.
O Candelária Sport Clube dedica-se exclusivamente à modalidade de hóquei em patins, contando com cerca de uma centena de patinadores nas escolas de patinagem nos escalões federados – infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores – abrangendo como área de recrutamento de patinadores as freguesias da Candelária, Criação Velha e Madalena.
Assim ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, a Assembleia Legislativa Regional dos Açores emite um voto de congratulação pela passagem, no passado dia 24 de Janeiro, do 25º. aniversário do Candelária Sport Clube.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Candelária Sport Clube e à Associação de Patinagem do Pico.
Sala das Sessões, 10 de fevereiro de 2015