Miguel Costa apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO CONGRATULAÇÃO
25 ANOS – CORRIDA DOS REIS
Assinala-se e festeja-se as bodas de prata, 25 anos que passaram literalmente a correr, no calendário e nas ruas da freguesia de São Mateus do Pico. São 25 anos de uma corrida de janeiro, que por isso é de Reis, mas que é muito mais que a Corrida dos Reis, é a maior prova de atletismo dos Açores e das maiores do País, é um exemplo de solidariedade e de bem receber, do esforço de toda a comunidade daquela freguesia e arredores, de uma comprometida e competente organização, uma verdadeira festa da vida e do desporto que promove o melhor que temos para dar nos Açores.
A ideia de criar uma prova desta dimensão, e já com esta história, surge de uma conversa casual entre António Carlos Maciel e João Castro, dois apaixonados do desporto que puseram em prática as tradições culturais e desportivas, de ocupação de tempos livres, contribuindo para melhorar a saúde ativa dos cidadãos, promovendo a prática do desporto de caracter associativo e recreativo e reforçando a atividade física e desportiva das escolas.
É imperativo associar todo êxito com 25 anos de história ao promotor, primeiro e ainda hoje diretor de prova e organizador António Carlos Maciel e por isso ser justo merecedor deste reconhecimento.
Registe-se igualmente a participação e colaboração, desde a primeira hora, dos três municípios da ilha do Pico, numa conjugação de esforços que deve servir de inspiração para os dias e desafios de hoje.
A freguesia de São Mateus do Pico é a escolhida para a edição desta prova por ser o clube local – o Boavista – uma das melhores equipas de meio fundo dos Açores, com vários êxitos regionais e nacionais, treinada precisamente por António Carlos Maciel. Desde a primeira edição, onde grande parte dos troféus eram feitos em madeira, com participantes quase exclusivamente do Pico, lanches oferecidos pela população da freguesia e com um circuito igual ao Giro da Procissão do Senhor Bom Jesus, que se mantém até aos dias de hoje, foi sempre marcada com a presença de honra dos grandes atletas nacionais, começando por Fernando Mamede, recebido em apoteose no Cais da Madalena pela população do Pico, vindo da ilha vizinha na lancha Espalamaca. Daí em frente figuras do atletismo nacional prestigiaram a prova, como Rosa Mota, nomeada embaixadora da Corrida dos Reis, Carlos Lopes, Manuel Matias, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Dionísio Castro, Conceição Ferreira, Domingos Castro, António Leitão, Manuela Machado, António Pinto, Susana Feitor, Ezequiel Canário, Vanessa Fernandes, Mário Silva, Paulo Guerra e Inês Monteiro. É a prova de que esta corrida é uma prova dos Reis do atletismo de Portugal.
Hoje são muitos os melhores atletas regionais e nacionais que não perdem uma edição da Corrida dos Reis, não só por ser a mais importante prova de atletismo dos Açores, mas especialmente pela exclusividade das características que a definem, por ser muito mais que uma prova, por ser uma verdadeira festa do desporto, por ser o reflexo da qualidade hospitaleira açoriana, da determinação e cultura picarota, é a açorianidade na sua plenitude.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos termos regimentais aplicáveis, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário, emita o seguinte voto:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela passagem do vigésimo quinto aniversário da Corrida Reis, sendo um exemplo açoriano de determinação, promoção, bem receber, tornando o evento numa verdadeira festa do desporto.
A presente congratulação é extensiva a toda a organização, diretor de prova, instituições envolvidas e população da freguesia de São Mateus do Pico.”
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Organização da Corrida dos Reis, às Câmaras Municipais de São Roque, Lajes e Madalena e à Junta de Freguesia de São Mateus do Pico.
Horta, 11 de fevereiro de 2015