Lúcio Rodrigues apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
No passado dia 8 de fevereiro, Rui Filipe Medeiros da Silveira sagrou-se Campeão de Portugal de Classes Olímpicas, na Classe Laser Standard, numa prova que se realizou em Portimão, organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Iate Clube da Marina de Portimão.
Rui Silveira nasceu em 1990, na cidade da Horta, e aos dez anos inscreveu-se na Federação Nacional de Vela, pelo Clube Naval da Horta, na classe Optimist. Um ano depois, participava na sua primeira prova nacional – o XV Encontro Nacional de Escolas de Vela, realizado em Pinhel.
Em 2005 começou a competir na classe Laser Radial, conquistando o título de vice-campeão regional, e, no ano seguinte, sagrou-se Campeão Regional Laser Radial.
Após a conquista destes títulos, e depois da sua participação no estágio nacional de novos talentos em Laser Radial, e de ter sido reconhecido, pela Federação Portuguesa de Vela, como atleta que reúne condições de progressão, Rui Silveira optou por deixar a terra que lhe foi berço com a ambição de continuar a “evoluir na vela”. Assim, prosseguiu os seus estudos no Instituto de Tecnologia Náutica, em Paço de Arcos, e é de lá que tem partido para participar em provas europeias e internacionais.
Em 2008, Rui Silveira realiza a sua primeira competição internacional, ao participar na Europa Cup, em Hyeres, França, obtendo a 35.ª posição entre 248 velejadores, resultados que conferiram ao atleta a entrada no Percurso de Alta Competição. No ano seguinte, atingiu o estatuto de Alta Competição e foi Integrado no Projeto Esperanças Olímpicas, ao posicionar-se em 19.º lugar no campeonato europeu, o primeiro em que participou, o European Championship Laser Radial.
No ano de 2010, Rui Silveira passa a competir na Classe Laser Standard.
Do vasto currículo deste atleta faialense, de apenas 24 anos de idade, constam inúmeras provas internacionais, tais como a sua participação no Campeonato do Mundo de Juniores Laser Standard, em Hayking Island, na Grã-Bretanha, onde renovou o Estatuto de Alto Rendimento ou no Campeonato do Mundo realizado na Alemanha, tendo contribuído para o apuramento de Portugal para os Jogos Olímpicos de 2012.
Ao nível europeu, destaque, ainda, para a sua participação nos Campeonatos Europeus em 2012 e 2014, que lhe valeram a renovação do Estatuto de Alto Rendimento, bem como nos campeonatos inglês, espanhol. No ano passado, venceu o Campeonato Nacional Belga.
Do enorme palmarés do atleta do Clube Naval da Horta constam vários títulos nacionais. Rui Silveira sagrou-se campeão de Portugal Absoluto, na Classe Laser Standard, em 2010; campeão de Portugal de Classes Olímpicas, em 2011 e campeão nacional da Classe Laser, também em 2011. Foi, ainda, 1.º classificado na “Cascais Laser Europa Cup - POR”, e 2.º classificado na XIV Semana Olímpica Gran Canária, ambas as competições realizadas em 2012.
Rui Silveira regressou no passado dia 3 de fevereiro dos Estados Unidos da América (EUA), onde disputou a World Cup Miami, nos EUA, na qual ficou na 63.ª posição, integrado no Grupo de Prata.
Nesta Classe, Portugal já assegurou a presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, graças à excelente prestação do atleta do Clube Naval da Horta, o português melhor classificado, no Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas, realizado em Santander, Espanha, em setembro último.
Rui Silveira, com os seus 24 anos, é o exemplo de que o esforço, a dedicação, a perseverança e a vontade de progredir são valores incontornáveis à realização dos sonhos. É, também, um modelo para todos os jovens atletas açorianos e o exemplo de que vale a pena apostar no desporto e nos atletas formados na nossa Região.
O atleta do Clube Naval da Horta já inscreveu o seu nome na história do desporto açoriano e português, contribuindo, simultaneamente, para uma excelente projeção da imagem dos Açores no mundo.
O percurso do jovem Rui Silveira é notável e merecedor do reconhecimento do principal órgão de governo próprio desta Região.
Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprova um Voto de Congratulação, ao atleta Açoriano, natural da ilha do Faial, Rui Filipe Medeiros da Silveira, pela conquista do título de Campeão Nacional de Vela na Classe Laser Standard, após ter ganho o VIII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Câmara Municipal da Horta, ao Clube Naval da Horta, à Associação Regional de Vela dos Açores e à Federação Portuguesa de Vela.
Horta, sala das sessões, 12 de fevereiro de 2015