A deputada do Partido Socialista, Bárbara Chaves, congratulou-se hoje pela classificação da Meloa de Santa Maria como Indicação Geográfica Protegida (IGP), o que “constitui uma conquista dos produtores de meloa da Ilha de Santa Maria, da Associação Agrícola e AgroMarienseCoop”.
“A meloa de Santa Maria é um produto único, que se diferencia pelas suas características especificas que o solo lhe confere. A partir deste momento, só os produtores marienses poderão produzir e comercializar Meloa de Santa Maria, com benefícios claros para a economia local”, destacou a deputada Mariense.
Bárbara Chaves considerou que esta classificação “permitirá que Santa Maria seja conhecida em todo o mundo por produzir um fruto IGP, podendo ser potenciada essa classificação, não só ao nível do aumento da produção, mas também explorada com fins turísticos”.
“O Governo Regional desde a primeira hora disponibilizou o apoio técnico e financeiro necessário para que este processo tivesse um resultado positivo que hoje conhecemos”, referiu a deputada socialista.
“Cabe agora aos produtores e às associações de produtores unirem-se cada vez mais, tornarem-se mais coesos, de modo a que Santa Maria e a Meloa agora reconhecida internacionalmente como IGP, constitua um produto com cada vez mais valor”, salientou Bárbara Chaves.