O Secretariado de Ilha do PS/Terceira lamenta profundamente que o PSD/Açores desconheça o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira apresentado, na ilha Terceira, no passado dia 21 de Janeiro.
Só isso pode explicar que tenham criado um “grupo de trabalho” para debater uma cópia de uma proposta que está contemplada entre as cerca de uma centena de medidas que o Governo dos Açores e as autarquias da ilha Terceira apresentaram em Janeiro.
É isso mesmo. Para não variar, de forma atabalhoada e apressada, o PSD/Açores correu a responder ao chamamento do Primeiro-Ministro português, feito a 21 de Março.
Que pena temos que o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira bem como os apelos constantes do PS para que houvesse consenso em redor desta matéria não tenham sido tidos em consideração pelo ainda maior partido da oposição.
Ter-se-iam poupado a mais este espetáculo degradante de subserviência e incapacidade, de achincalhamento da nossa Autonomia e de uma constrangedora ausência de capacidade para lidar com os problemas da nossa terra.
O PSD/Açores procura propostas para dar resposta ao desafio lançado recentemente pelo primeiro-ministro, a 21 de Março, para criar no porto da Praia da Vitória "uma abordagem fiscal ou tributária que pudesse atrair empresas e diversificar a economia"?
Está no Eixo 8 do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, página 35, apresentado há praticamente 3 meses: “Apresentar uma candidatura ao Governo da República e à Comissão Europeia para a criação da Zona Económica Especial no Porto e Aeroporto do concelho da Praia da Vitória com benefícios fiscais específicos.”
Razão para perguntar em que é que ficamos?
Será que este grupo de trabalho (ou de amigos) tão solícito, quanto bem-ensinado não é, nada mais, nada menos, do que uma tentativa de “fuga para a frente”, para tentar disfarçar o silêncio comprometedor a que Duarte Freitas e os seus companheiros votou a Base das Lajes e a ilha Terceira?
Será mesmo que este “grupo de trabalho” considerava que esta cópia da proposta do Plano do Governo e das autarquias terceirenses passaria despercebida? Têm que fazer melhor o trabalho de casa!
Pela nossa parte, PS/Terceira, a prioridade das prioridades é e será sempre a da defesa dos trabalhadores portugueses, das famílias que ali trabalham, fazendo tudo para garantir a sua proteção social e procurando minimizar os impactos económicos e sociais na Praia da Vitória e na ilha Terceira, não só decorrentes dos postos de trabalho que acabam mas também de tudo o que, por via disso, fica em risco.
Destacamos a proactividade do Governo dos Açores em construir rapidamente um Plano de Revitalização Económica para a Ilha Terceira, e aproveitamos para renovar o apelo ao Governo Português e ao Governo dos EUA para que não se desresponsabilizem relativamente às obrigações que têm!
Obrigações, essas que se alargam, obviamente, a todos os partidos políticos da Região e que não se resolvem com grupos de trabalho criados por reação a desafios.
A ilha Terceira e, mais concretamente a Praia da Vitória, precisam de ação e nessa matéria, como infelizmente em muitas outras, o PSD/Açores já provou não ter ordem de trabalhos.