Os Deputados do PS/Açores visitaram hoje as obras da 2ª fase de requalificação do Bairro Joaquim Alves, na Praia da Vitória.
No final da Visita, o Presidente do Grupo Parlamentar realçou a importância deste investimento público, Messias valorizou “o grande investimento que tem sido feito no apoio à Habitação e na garantia de melhores condições de habitabilidade para muitas dezenas de famílias, sendo a intervenção neste Bairro que visitamos um excelente exemplo disso mesmo. Depois da primeira fase já concluída, visitamos agora a segunda fase com 63 fogos que está a andar a bom ritmo e dentro dos prazos previstos”.
“Refira-se que esta intervenção, numa zona importante da Praia da Vitória, a porta de entrada da Cidade, está a ser feita com um grande esforço do Governo dos Açores, porque não existem apoios nacionais para a Habitação como havia anteriormente, no âmbito do Instituto Nacional de Habitação, nem no âmbito dos fundos comunitários. Trata-se de um grande esforço para garantir uma opção política correta, de grande sensibilidade social”, afirmou Berto Messias.
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores Berto Messias aproveitou ainda para destacar o “momento de viragem nas obras públicas da Ilha Terceira”.
“De facto, existiram alguns problemas relacionados com as empresas que assumiram a construção de algumas empreitadas na Ilha Terceira, o que dificultou muito a normal evolução desses investimentos. Casos como a Biblioteca de Angra, o Parque de Exposições, a Escola Profissional da Praia da Vitória ou o centro de apoio a pessoas com deficiência da Praia da Vitória sofreram grandes atrasos devido à incapacidade dessas empresas. O Governo sempre pagou a tempo e horas e cumpriu as suas obrigações no âmbito desses investimentos, mas infelizmente a falência das empresas impediu a sua concretização”, referiu Berto Messias.
Messias referiu ainda que “agora todos esses investimentos estão a entrar nos eixos, ultrapassando-se toda a burocracia necessária decorrente de um processo de incumprimento das empresas que inicialmente ganharam os concursos públicos mas que infelizmente não conseguiram cumprir os prazos estipulados tendo em conta as situações de insolvência com que se viram confrontadas”.
“Não temos dúvidas que a Ilha Terceira tem um conjunto de infraestruturas que vai potenciar em muito a atividade económica desta Ilha e, consequentemente, o seu contributo para as dinâmicas económicas dos Açores. A conclusão destas obras que referi, além das novas instalações da Fruter, o Laboratório Regional de Veterinária ou as obras que poderão arrancar a curto prazo como o novo Parque Tecnológico, o Terminal de Cargas no Aeroporto das Lajes ou os investimentos que têm sido feitos nas infraestruturas agrícolas e portuárias são exemplos disso mesmo”, defendeu o líder parlamentar socialista.