“O PSD nunca mostra estar interessado na clarificação da verdade, mas mostra-se sempre mais interessado em jogadas baixas e mesquinhas contra os membros do Governo dos Açores. À semelhança do que aconteceu em outras calamidades, a preocupação do PSD/Açores em relação ao acidente de São Roque do Pico é apontar o dedo sem perceber o que aconteceu”, criticou José Contente.
O deputado socialista falava esta terça-feira, no plenário que está a decorrer na cidade da Horta.
No âmbito deste processo, José Contente considerou “ainda prematuras as conclusões a que a oposição tem chegado”, classificando-as como “levianas e infundamentadas, uma vez que o relatório do Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos não está isento de reparos”.
“A vontade do PSD/Açores em atribuir responsabilidade aos membros do Governo dos Açores comprova, mais uma vez, que o objetivo primordial é sempre o de atingir alguém politicamente e não resolver o problema e trabalhar para a sua clarificação”, realçou o deputado socialista.
Para José Contente, o “PSD não tem nenhuma legitimidade para vir à Assembleia Regional pedir a demissão de nenhum membro do Governo dos Açores, nem de vir atingir o Presidente do Governo Regional, quando conta com um historial sem ética e sem moral”. José Contente referia-se aos acidentes que ocorreram em autarquias da responsabilidade do PSD, como os que aconteceram na Avenida João III em Ponta Delgada e nas Lajes do Pico, e que nunca suscitaram as mesmas posturas dos sociais-democratas, nomeadamente pedidos de demissão ou assunção de responsabilidades políticas.
“Ao contrário do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, que está a trabalhar na Comissão de Inquérito dos Transportes Marítimos e noutras frentes em nome da verdade e da transparência, os deputados do PSD apenas estão preocupados com os ataques políticos”, lamentou José Contente.