O Partido Socialista defendeu esta quarta-feira, pela voz do deputado André Bradford, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o reforço dos recursos humanos, de meios técnicos e uma autonomia de gestão para a RTP/Açores.
O socialista advogou que na passagem dos 40 anos da RTP/Açores, é “necessário que haja empenho político”, apelando à “gestão dos poderes nacionais para garantir aquilo que é fundamental para que a RTP Açores possa encarar um novo ciclo a partir destas comemorações”.
“Sem o esforço do executivo regional, não teria sido possível à RTP/Açores melhorar a sua qualidade, as suas condições e ainda a abrangência territorial em todas as nove ilhas, tendo assumido muitas vezes a Região a responsabilidade de outros, possibilitando alguma progressão em termos técnicos”, realçou André Bradford.
Para o deputado socialista, a efeméride dos 40 anos da RTP/Açores é “um momento de regozijo, mas também a altura de fazer um balanço”.
“A verdade é que várias tutelas nacionais que tiveram a seu cargo a gestão da empresa manfestaram ao longo de quatro décadas muitas incompreensões, incúria, desrespeito, desinteresse, falta de conhecimento e até mesmo desvalorização deste centro regional, no âmbito do universo da RTP”, lembrou André Bradford.
“Os 40 anos da RTP/Açores devem representar um renascimento para ganhar uma nova força para as próximas décadas. Esta data recorda-nos todo o serviço que esta empresa tem prestado ao arquipélago, promovendo a coesão da Região e garantindo uma projeção externas das nove ilhas açorianas. O Governo dos Açores já se disponibilizou para contribuir para apetrechar e modernizar a RTP/Açores, mas cabe à tutela nacional da empresa garantir o financiamento adequado para que a RTP regional continue a cumprir a sua missão”, salientou André Bradford.
Intervenção de André Bradford