Lúcio Rodrigues apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Aos Atletas do Clube Naval da Horta pela participação no Campeonato Nacional de Vela Adaptada
O Campeonato Nacional de Vela Adaptada realizou-se no passado fim-de-semana em Portimão, onde estiveram presentes três atletas do Clube Naval da Horta.
Lício Silva, Rui Dowling e Libério Santos participaram com bons resultados nas regatas realizadas, tendo os dois primeiros alcançado mesmo o pódio, melhorando a classificação alcançada na edição do ano passado desta prova que decorreu precisamente na baía da Horta.
Com os três atletas a competirem na classe 2.3, Lício Silva sagrou-se vice-campeão nacional enquanto Rui Dowling foi terceiro e Libério Santos sexto.
O Campeonato Nacional de Acess é tão-somente a prova de vela adaptada mais importante de 2015 e nela estiveram presentes 35 velejadores, em representação de dez clubes do Continentes e Ilhas, assim como 30 técnicos e acompanhantes.
A prova é promovida pela Federação Portuguesa de Vela e contou com a organização do Iate Clube Marina de Portimão e pela Associação Teia d’Impulsos, através do Projeto Vela Solidária. Contou ainda com a colaboração da Associação Portuguesa da Classe Access e com o apoio da Marina de Portimão, da Seth e da Associação Regional de Vela do Sul.
Mais do que lugares ou prémios, esta classificação premeia estes atletas faialenses que lutam contra as contrariedades da vida e fazem dos seus pontos fracos armas poderosas para ultrapassar os obstáculos que surgem tanto em terra como no mar.
A par dos atletas merecem ainda uma palavra de especial reconhecimento os treinadores, nomeadamente João Duarte e Nilzo Fialho que acompanharam os atletas nesta deslocação, pelo apoio que dão aos atletas que vai muito para além do treino competitivo.
Quanto ao Clube Naval da Horta, resta congratularmo-nos com mais esta prova da qualidade do seu trabalho. Trata-se de uma das mais prestigiadas agremiações desportivas da ilha do Faial, que tem sabido não só levar mais longe o nome do concelho da Horta mas também o do arquipélago dos Açores, em especial na vela adaptada em que é o único clube da Região com esta valência.
Uma palavra final para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) que tem sido fundamental no desenvolvimento da prática desta modalidade, apostando e defendendo sempre projetos que dão aos cidadãos portadores de deficiência mais oportunidades para a sua vida.
Com o projeto Vela para Todos – Faial Sem Limites, que une o Clube Naval à APADIF, mais do que promover a inclusão de todos na prática da vela, estão a destruir-se barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando um importante contributo para a construção de uma Sociedade mais justa e aberta à diferença.
São estas as manifestações que nos dão a certeza que o caminho que se está a fazer em direção a uma sociedade inclusiva não é nenhuma miragem nem está no plano das intenções políticas. É cada vez mais uma realidade, que necessita certamente de ser diariamente aperfeiçoada, para que todos aqueles que nasçam diferentes não o sintam como o estigma mas sintam que há toda uma sociedade recetiva à sua presença e com abertura de espírito.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação pelos resultados alcançados pelos atletas do Clube Naval da Horta no Campeonato Nacional de Acess.
Que deste Voto seja dado conhecimento aos atletas, famílias e respetivos treinadores, bem como ao Clube Naval da Horta e à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma do Açores
Horta, 17 de Junho de 2015
Os Deputados