Lúcio Rodrigues apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Ao estabelecimento comercial FOTO JOVIAL pelos seus 75 anos
No passado dia 1 de maio, completou 75 anos de existência uma das casas comerciais mais emblemáticas e históricas da cidade da Horta e da ilha do Faial, a FOTO JOVIAL.
Desde 1940 que quem passa pela cidade da Horta, nomeadamente pela Rua Walter Bensáude que encontra as portas abertas deste estabelecimento.
Fundada por Júlio Vitorino da Silveira, a empresa foi mais tarde adquirida por Henrique da Silva, assumindo depois, em 1974, a denominação de Silva, Machado & Faria, Lda., tendo por sócios Henrique da Silva, José Machado e Alberto de Oliveira Faria. Atualmente, e desde há cerca de 10 anos, a FOTO JOVIAL é propriedade da sociedade comercial Silva, Machado & Filhos, Lda., tendo por associados José Machado, Henrique Manuel Silva, Líbia Gregório e Rui Machado.
Atualmente a empresa conta com mais de uma dezena trabalhadores e de nove espaços ocupados, muitos dos quais ‘lojas abertas’.
A empresa tem-se dedicado ao longo destas sete décadas e meia de atividade, desde logo, à fotografia, com um laboratório próprio e um arquivo de reconhecido valor, que remonta ao seu surgimento e comporta acontecimentos vários vividos no Faial desde aquela altura, como a escala dos clippers da Pan America na baía da Horta, cenas da caça à baleia, eventos desportivos, culturais, políticos, sociais e religiosos da ilha, a erupção do Vulcão dos Capelinhos e as mais variadas vistas da ilha (estimadas em 5.000).
A FOTO JOVIAL conserva, por outro lado, cerca de 155.000 registos fotográficos de atelier e à volta de 7.600 reportagens familiares (casamentos, batizados, comunhões e crismas, etc.), sendo casa única neste género de arquivo na Horta, ainda em pleno funcionamento.
Neste início do século XXI, em que a fotografia digital se generalizou, a FOTO JOVIAL é a única empresa do Grupo Central do arquipélago dos Açores onde, com meios próprios, ainda se faz revelação fotográfica analógica; por ali passaram mais de 448.000 processos de revelação provindos de trabalhos de amadores da fotografia, o que agora vai convivendo com a nova revelação digital, com a empresa a apostar em equipamentos de última geração.
Ao longo dos seus muitos anos de existência, a FOTO JOVIAL avançou para outras áreas de negócio, com a venda de eletrodomésticos e pequenos domésticos, material elétrico e de iluminação, equipamentos industriais e de ar condicionado, artigos religiosos e bens diversos para o exercício da pesca, a par da prestação de serviços de eletricidade e de ar condicionado, de instalações domiciliárias de redes elétricas e de oficina de reparações de eletrodomésticos, além da venda de livros e música, em CD e emolduramentos…
A FOTO JOVIAL, com esta longevidade, prova também que é possível atravessar décadas, adaptando as suas áreas de negócio às expetativas do mercado em que se insere e às necessidades locais, com a inevitável passagem de testemunho geracional na sua organização e gestão.
Torna-se, assim, importante destacar uma empresa que apresenta o percurso descrito e sabido, reconhecendo o espírito de iniciativa dos seus fundadores, mas enaltecendo, igualmente, todos aqueles que tem tido um papel contínuo na afirmação do empresariado faialense, com o que foram contribuindo para a dinamização desta ilha e da Região, em geral.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação pela passagem dos 75 anos de atividade da Casa Comercial Foto Jovial.
Que deste Voto seja dado conhecimento aos proprietários da sociedade comercial Silva, Machado & Filhos, Lda e à Câmara do Comércio e Indústria da Horta.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma do Açores
Horta, 18 de Junho de 2015
Os Deputados