A candidata do PS/Açores às próximas eleições legislativas, Lara Martinho, destacou esta quarta-feira a forte procura de turistas em relação ao Destino Açores, que tem levado a que se assista, também, na Terceira a um crescimento nesta área.
Lara Martinho, que falava no final de um encontro na Agência de Viagens Teles que serviu para analisar o estado do Turismo terceirense, considerou, no entanto, ser necessário cautela nas declarações sobre a vinda de companhias low-cost para aquela ilha do Grupo Central.
“É com preocupação que constato a incerteza que se criou à volta da vinda das low cost para a Terceira provocada pelas declarações precipitadas por parte do PSD Açores que, devido a uma sede de protagonismo político, só acabaram por atrasar todo este processo, dificultando as negociações, elevando as exigências das companhias e iludindo as expetativas dos empresários e dos cidadãos ”, considerou Lara Martinho
Para a número dois da lista do PS Açores à Assembleia da República, é importante não esquecer que “a liberalização do espaço aéreo é um dossiê que está a ser trabalhado há vários meses pelo Governo dos Açores em conjunto com o Governo da República”, sendo, por isso, fundamental que “assuntos como a vinda das low cost para a Terceira, ou processo da Base das Lajes, pelo impacto que têm no desenvolvimento da nossa ilha, sejam tratados com um elevado sentido de responsabilidade”. Lara Martinho critica, por isso, aqueles que, em relação a estas matérias, se deixam levar por uma sede de protagonismo que, em última análise, só prejudica o futuro da Terceira.
“O que espero, enquanto candidata, é que se anuncie quando efetivamente estiver fechada a negociação, isto é, quando estiver definida a operação, a data em concreto da vinda das low cost para a Terceira, a frequência semanal das rotações e as cidades que vão ligar à ilha porque, no fundo, é isto que verdadeiramente interessa aos Terceirenses”, explicou.
O novo modelo exige, de acordo com a candidata, o contributo de todos para que o sucesso seja alcançado, incluindo o “tecido económico de forma a que este possa garantir a melhor oferta turística”.
“Acima de tudo acredito que esta é uma batalha que vamos vencer com responsabilidade e muito trabalho, apesar de todas as intervenções despropositadas que têm tornado este processo mais difícil”, concluiu Lara Martinho.
Declaração de Lara Martinho